São Paulo – Se as montadoras disputam espaço no mercado brasileiro e a preferência dos consumidores com seus automoveis eletrificados, as empresas de infraestrutura de recarga seguem o mesmo caminho e buscam parcerias com as marcas para aumentar a capilaridade no país. A E-Wolf, empresa de soluções para recarga de veículos elétricos e híbridos, acaba de dar mais um passo importante nesta direção, ao anunciar acordo com a DFM, Dongfeng Motor, para a operação no país.
A montadora, uma das quatro grandes fabricantes estatais da China, junta-se ao portfólio de marcas atendidas pela E-Wolf, que inclui BYD, Omoda Jaecoo, Zeekr, MG e Jetour. A E-Wolf fornecerá carregadores, infraestrutura, equipamentos e também toda a parte de serviços, como instalação, manutenção e pós-venda especializada para a rede e os clientes da DFM.
A parceria faz parte da estratégia de entrada da montadora chinesa no Brasil, com 60 concessionárias distribuídas por 21 estados e Distrito Federal.
Para atender a DFM com eficiência, a E-Wolf dispõe da estrutura da Postop, companhia dedicada a serviços de pós-venda e instalação de pontos de recarga, que conta com 3 mil profissionais certificados em normas técnicas e de segurança e atendimento às montadoras. De acordo com a E-Wolg, isto permite realizar instalação e manutenção padronizadas nas concessionárias da DFM.
Equipamentos certificados
Segundo Thiago Castilha, sócio-diretor da E-Wolf, a vinda de novas montadoras no Brasil desve estar condicionada ao ecossistema de infraestrutura de recarga bem organizado. “A DFM chega ao Brasil de forma estruturada, com rede ampla, preocupada com a segurança do cliente e preservando a vida útil da bateria. É exatamente neste ponto que a E-Wolf trabalha.”
Ele reforça que a segurança começa pela escolha do equipamento correto. Desde 2025, toda a linha de estações de recarga da E-Wolf traz certificação voluntária do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia: “Equipamentos certificados garantem ao consumidor mais tranquilidade para recarregar o veículo em casa. Quando o assunto é segurança, não há espaço para improviso”.
Para Felipe Amaral de Souza, diretor comercial da DFM Brasil, a preocupação da montadora vai além da venda de carros e envolve a jornada completa do comprador.
“Queremos que a DFM seja uma marca reconhecida e desejada pelo consumidor brasileiro. Além da infraestrutura nas concessionárias, é fundamental que a experiência de recarga nas residências seja positiva. Desta forma, buscamos um parceiro com qualidade de serviço e capilaridade, sem abrir mão da segurança”.
Desde que a eletrifricação intensificou-se no Brasil, a E-Wolf está apostado em alianças com grandes marcas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da eletromobilidade, acompanhando os movimentos de novas montadoras e o crescimento das vendas de veículos movidos a bateria.
Com soluções para recarga normal, semirrápida, rápida e ultrarrápida, a empresa participa atualmente de 250 projetos de frotas de empresas, possui mais de 50 eletropostos instalados e já comercializou 2,5 mil carregadores residenciais.























