AutoData - Mesmo sem carnaval, vendas estão abaixo de março do ano passado
news
22/04/2015

Mesmo sem carnaval, vendas estão abaixo de março do ano passado

Por André Barros

- 22/04/2015

Mesmo sem o atenuante do feriado de carnaval o desempenho de vendas da primeira quinzena de março está abaixo do resultado apurado nas duas primeiras semanas de março do ano passado, quando ocorreu o feriado. O volume também está inferior àquele apurado no mesmo período de fevereiro.

Segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData foram licenciados 105,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus até a segunda-feira, 16 – equivalente a 11 dias úteis. Este volume representa redução de 8% ante as 115,1 mil unidades comercializadas nos primeiros 11 dias úteis de março do ano passado e de 2,3% na comparação com igual período de fevereiro, quando 108 mil veículos foram emplacados.

Tanto em fevereiro quanto em março do ano passado o carnaval ocorreu na primeira quinzena. O feriado costuma influenciar negativamente o desempenho de vendas, vez que a segunda-feira e a quarta-feira de cinzas são pontos facultativos, e a terça-feira, feriado. Na prática a semana de carnaval só tem dois dias úteis, ainda assim fracos em movimento de lojas.

A média diária ficou em 9,6 mil veículos na primeira quinzena de março. Na de fevereiro o índice alcançou 9,8 mil unidades e na de março de 2014 foi de 10,5 mil – mais uma vez lembrando que ambos períodos tiveram influência do feriado.

O alento à indústria é que março será um mês relativamente longo, com 22 dias úteis – apenas agosto registrará volume de dias equivalente neste ano. A primeira quinzena, portanto, representa a exata metade do mês neste caso, e assim há tempo para recuperação.

Mesmo assim dificilmente a marca de 300 mil unidades será alcançada em março. Mantido o ritmo de licenciamento dos últimos cinco dias úteis o mercado fecharia com somente 212 mil veículos comercializados, volume inferior às 240,8 mil unidades de março do ano passado – ainda que acima das 186 mil de fevereiro.

Na semana passada, durante encontro de associados da Abeifa com grupo de jornalistas, o presidente do Grupo SHC e da Jac Motors, Sergio Habib, projetou volume de vendas similar ao de março do ano passado. Na ocasião o empresário lembrou que o ritmo do mercado costuma acelerar na segunda metade do mês. O dirigente, porém, salientou: “Vamos comparar um março sem carnaval com outro com carnaval. Os volumes estão baixos”.

No ranking por montadora a Volkswagen recuperou, ao menos provisoriamente nesta primeira quinzena, a vice-liderança do mercado, com cerca de 1,5 mil veículos vendidos a mais do que a General Motors, que caiu para a terceira posição. A Fiat segue na liderança, embora com a maior queda dentre as três primeiras, de quase 10% na comparação com fevereiro.


Whatsapp Logo