Depois de XCMG e Hyundai Heavy Industries – ambas de origem asiática – inaugurarem fábricas de máquinas de construção no Brasil, agora foi a vez da LiuGong Machinery, que vende seus equipamentos importados no País desde 2007 a partir de escritório em Belo Horizonte, MG.
De origem chinesa, a empresa aportou sua unidade fabril no município paulista de Mogi Guaçu e realizou cerimônia oficial de início de atividades na sexta-feira, 20.
Segundo informações da Investe São Paulo, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a LiuGong investirá R$ 120 milhões na operação ao longo de três anos.
A partir de abril a fábrica montará pás carregadeiras e escavadeiras em regime CKD. Posteriormente entrarão em linha também retroescavadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores.
Porta-voz da empresa revelou à Agência AutoData que a LiuGong conta com fornecimento global de motores Cummins, transmissões ZF e bombas hidráulicas Kawasaki. Inicialmente os componentes virão da China, mas a empresa já negocia contratos locais.
A estimativa é alcançar índice de nacionalização de 60% “o mais rápido possível”. O porta-voz revelou também que “já há buscas para fornecimento local de uma série de partes, tais como peças forjadas”.
De acordo com informações da Investe São Paulo “a cidade de Mogi Guaçu oferece fácil acesso a alguns dos principais fornecedores de peças na região e sua localização estratégica é fundamental para o plano de negócios” da empresa.
A LiuGong tem outras quatro unidades no mundo, instaladas, além da China, na Polônia, Índia e Argentina. No Brasil contratará inicialmente 60 funcionários, mas a projeção é de alcançar seiscentos tão logo atinja capacidade total de 1,5 mil unidades/ano.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias