AutoData - Sandero RS e Up! turbo revivem filão de esportivos no País
news
02/07/2015

Sandero RS e Up! turbo revivem filão de esportivos no País

Por Viviane Biondo

- 02/07/2015

Potência e desempenho esportivos são a tônica de pelo menos dois dos principais lançamentos previstos para o segundo semestre no País, que prometem reavivar este segmento no mercado nacional. A versão esportiva do Renault Sandero, a RS, está marcada para o Salão de Buenos Aires, Argentina, que abre as portas em 19 de junho, com posterior lançamento no Brasil. Já o VW up! com motor turbo deve ser mostrado aqui em julho e chegar às revendas em agosto, segundo fontes ouvidas pela Agência AutoData.

O esportivo da fabricante francesa será produzido em São José dos Pinhais, PR, equipado com motor 2.0 16V com mais de 150 cavalos – o mais potente da linha Sandero até agora traz motor 1.6, de 106 cv. Já o propulsor VW 1.0 turbinado deve atingir cerca de 105 cavalos ante os 82 cv das versões ofertadas atualmente.

Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, lembra que a estratégia de tornar esportivos modelos de entrada não é nova. Contudo, é ferramenta importante em tempos de baixa de mercado:

“O consumidor brasileiro é movido por novidades. E no cenário difícil, fabricantes tendem a postergar lançamentos e priorizar novas versões de seus modelos em linha, tornando-os mais atraentes sem recursos mais elevados, típicos de produtos totalmente novos”.

Segundo Garbossa está imbuída nas versões esportivas também a versatilidade de cada modelo. “Trata-se de uma vitrine, uma forma de mostrar ao público que seu veículo, ainda que de entrada, pode receber uma motorização mais potente, uma série de acessórios e novos itens que o alcem ao topo de linha. Ou seja, o modelo é versátil, pode ganhar ares de esportivo ainda que não tenha nascido assim, como um Audi TT ou um Chevrolet Camaro, por exemplo.”

Esta tendência voltou a despontar no mercado brasileiro desde o início deste ano, com uma série de versões com visual apimentado – embora estas não ofereçam mudanças no motor. É o caso dos VW Fox Pepper, em fevereiro, e Ford New Fiesta Sport e Hyundai HB20 Spicy, ambos em abril.

Ana Paula Salles, supervisora de marketing da Ford, afirma que a versão esportiva do New Fiesta deve alcançar fatia de 5% do total de vendas do modelo. “Não é um esportivo de desempenho, mas traz um kit de aparência que atrai especialmente o público jovem. Identificamos essa demanda do consumidor por uma versão diferente e estamos prontos a atendê-lo.”

O modelo com estilo esportivo é obra do Mode Center, área dentro da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, inaugurada este ano especialmente para atender customizações. “Estudamos personalizar outros modelos, mas por enquanto não há nada definido.”

Por quase R$ 59 mil o New Fiesta Sport, com motor 1.6, traz itens exclusivos como grade dianteira e retrovisores em preto alto brilho, faróis com máscara negra, aerofólio traseiro e rodas de liga leve de 16 polegadas, dentre outros. Como comparação o modelo na versão de entrada, com motor 1.0, tem tabela de R$ 45 mil.

Já a versão Spicy do HB20 chegou em abril. É limitada a 3,5 mil unidades, volume previsto para ser vendido em quatro meses, segundo a assessoria de imprensa da Hyundai HMB – que, consultada, afirmou não ter nenhum executivo disponível para tratar do tema.

Disponível para as motorizações 1.0 ou 1.6, com transmissão manual ou automática, tem itens similares aos da Ford, tais como rodas de liga-leve em acabamento grafite, retrovisores em preto brilhante, emblema Spicy nos para-lamas e acabamento em preto fosco na moldura das portas. A tabela parte de R$ 44,5 mil e vai a R$ 53,5 mil – o modelo de entrada parte de R$ 38,6 mil.

Procurada, a Volkswagen informou que não revela porcentual de vendas da versão VW Fox Pepper, cuja tabela é R$ 53 mil. Saias laterais, faróis escurecidos e grade com desenho exclusivo compõem o pacote do modelo.

Os esportivos derivados de modelos de entrada tiveram papel importante nos anos 80 e 90 no Brasil, mas acabaram por perder relevância ao longo do tempo. São ótimos exemplos desta fase o VW Gol GT/GTS/GTI, o Ford Escort XR3, o Kadett GS/GSi e o Fiat Uno Turbo, dentre outros.