São Paulo – Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, acredita que o mercado brasileiro de veículos crescerá acima do projetado pela Anfavea no fim do ano passado, 6,1% para 2 milhões 450 mil veículos. Na sua opinião, em entrevista exclusiva à Agência AutoData, a alta poderá chegar a 10% sobre 2023, para 2 milhões 530 mil unidades:
“Trabalhamos com os números da consultoria Bright, que projeta um mercado 10% maior do que o do ano passado. Olhando só para elétricos e híbridos a expectativa é ainda maior”.
Ele lembrou do desempenho das vendas de janeiro a março, com alta de 10,7% sobre igual período do ano passado e 483,3 mil veículos comercializados. O comportamento do mercado no primeiro trimestre chamou a atenção de Correia e, também, de outras montadoras de alto volume que operam no País. A redução na taxa de juros e uma melhora no cenário de crédito têm ajudado a elevar a demanda.
A Mitsubishi cresceu 22% no primeiro trimestre, com 4,7 mil unidades vendidas, competindo apenas no segmento de SUVs e picapes, com preço inicial de R$ 160 mil. Segundo Correia a marca tem crescido bastante com alguns produtos e a meta é vender cerca de 22 mil até dezembro, alcançando crescimento de 18% a 21%.
A bola da vez para puxar o crescimento da marca é o Eclipse Cross, posicionado em um dos segmentos que mais cresce por aqui, o de SUVs médios: “Estamos vendendo mais de setecentas unidades do Eclipse Cross por mês, o dobro do volume de emplacamento de março do ano passado”.
Não é um sonho distante chegar a 1 mil vendas deste modelo por mês, avaliou o CEO.
O avanço nas vendas foi puxado por um reposicionamento de preço do veículo, que ficou até R$ 30 mil mais barato, posicionado em uma faixa de preço de R$ 169 mil 900 a R$ 219 mil 990 na versão topo de linha, com tração 4×4 integral, um diferencial do SUV, de acordo com Correia, que também ressaltou a suspensão usada, a mesma do Lancer Evo, famoso esportivo da Mitsubishi.
Seu motor é o 1.5 turbo movido a gasolina de 165 cv de potência, acoplado a câmbio CVT que simula oito marchas. Durante 140 quilômetros rodados em São Paulo apresentou consumo de 9,5 km/l.
O modelo concorre diretamente com Jeep Compass, Caoa Chery Tiggo 7, Volkswagen Tiguan, dentre diversos outros modelos, até de outros segmentos mas que estão em faixa de preço semelhante, pois o brasileiro não olha apenas para um segmento quando pensa em comprar um carro, disse Correia.
Com relação ao segmento das picapes grandes, no qual está a L200 Triton Sport, o CEO disse que as vendas são mais estáveis ano a ano e não costumam ficar no mesmo patamar, com as picapes mais urbanas crescendo mais. Mesmo assim está satisfeito com o seu desempenho no mercado, que somou 2,5 mil unidades vendidas no primeiro trimestre.