AutoData - Vendas ao varejo na Argentina caem 21,5% no acumulado de 2015
news
02/07/2015

Vendas ao varejo na Argentina caem 21,5% no acumulado de 2015

As vendas ao varejo no mercado argentino – unidades licenciadas, a mesma análise feita no Brasil – fecharam maio com redução de 16,5% no comparativo anual, segundo dados revelados pela Acara, associação equivalente à Fenabrave. Foram emplacadas 47,2 mil unidades ante 56,5 mil há um ano. Na comparação com abril a baixa é de quase 10%.

Maio marcou o décimo-sétimo mês consecutivo de retração de vendas de veículos na Argentina, segundo a Acara.

No acumulado do ano o mercado argentino acumula retração próxima à do brasileiro, de 21,5%. De janeiro a maio foram licenciados ali 258,4 mil veículos ante 329,4 mil no mesmo período de 2014.

A projeção da Acara para o total de 2015 foi revista para 570 mil unidades.

Por montadoras a Volkswagen se mantém líder na Argentina no acumulado do ano, com retração menor do que a média do mercado. A marca registra 48 mil unidades vendidas, queda de 7,7%. É seguida por Ford, com 37 mil, baixa de 12,5%, e Chevrolet, 34 mil e retração de 8,3%.

Fecham o ranking das dez primeiras na Argentina no acumulado até maio, pela ordem, Fiat, Toyota, Renault, Peugeot, Citroën, Nissan e Mercedes-Benz. De todas a Nissan foi a única a crescer no período: 3 mil unidades ante 2,2 mil há um ano, evolução de 38%.

E por modelos em 2015 o mais vendido na Argentina é o Gol, com 12,8 mil emplacamentos, baixa de 28%. É seguido pelo Palio, 11 mil e redução de 4%, e Fiesta, 10,6 mil, menos 11,5%. Completam o top-10 argentino até maio deste ano, na sequência, EcoSport, Classic, Focus, Clio, 208, Etios e Suran (SpaceFox). O único com resultado positivo da lista é o Focus, alta de 15%, para 9 mil ante 7,8 mil um ano antes.