AutoData - Participação das vendas diretas aumenta mês a mês desde janeiro
news
06/07/2015

Participação das vendas diretas aumenta mês a mês desde janeiro

Por André Barros

- 06/07/2015

A queda nas vendas diretas – aquelas realizadas a pessoas jurídicas com descontos que, na maioria dos casos, são amplamente generosos –superou a retração nos emplacamentos de automóveis e comerciais levescomercializados pelo varejo de janeiro a maio.

Segundo levantamento da Agência AutoData, com base em números divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 1º, as vendas diretas responderam por 285,5 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves nos primeiros cinco meses do ano, queda de 21% na comparação com as 361 mil unidades comercializadas por esta modalidade no mesmo período de 2014. O segmento de leves caiu 20% no período e o varejo registrou queda de 19,6%, chegando a 779,8 mil unidades ante 971 mil há um ano.

Entretanto este quadro guarda relação em especial com o início do ano, vez que de lá para cá o índice de participação da modalidade direta no total das vendas só sobe. Em janeiro apenas 21,3% dos licenciamentos foram feitos por pessoas jurídicas, índice que cresceu para 25,5% em fevereiro, foi a 28% em março, bateu em 30,1% em abril e alcançou 30,7% em maio, o maior do ano – justamente em um mês com vendas fracas.

De janeiro a maio do ano passado as vendas diretas responderam por 27,1% do mercado e,nos primeiros cinco meses deste ano, 26,8%– um empate técnico.

O índice é considerado elevado pelos varejistas. Durante o Workshop AutoDataTendências Setoriais – Automóveis e Comerciais Leves, organizado no fim de maio pela AutoData Editora, Antônio Maciel Neto, presidente do Grupo Caoa, reclamou que a participação nas vendas diretas no Brasil é bem superior à de outros mercados.

Para o executivo essa prática prejudica o mercado nacional. Ele assegura que “existem locadoras que ganham mais dinheiro revendendo automóveis do que na locação em si”.

No mesmo evento o diretor de vendas de mercado interno da Fiat FCA, Roger Corassa, disse que a montadora considera esse segmento importante e ressaltou que a empresa não fecha negócios que não sejam lucrativos.

E é justamente a Fiat a liderar o ranking de vendas diretas por montadora. Segundo a Fenabrave de janeiro a maio 26,6% desses licenciamentos foram de modelos da montadora de origem italiana. A Volkswagen ficou na vice-liderança, com 19,9%, seguida por General Motors, com 14%.

Por modelos a liderança é da picape Fiat Strada, com 27,2 mil licenciamentos, seguida por VW Saveiro, 15,6 mil unidades, e Fiat Uno, 14,8 mil veículos comercializados.