AutoData - HR-V pode assumir a liderança dos SUVs compactos no mês que vem
news
15/07/2015

HR-V pode assumir a liderança dos SUVs compactos no mês que vem

Por Marcos Rozen

- 15/07/2015

A carreira meteórica do Honda HR-V no mercado brasileiro deve desembocar na liderança do segmento no acumulado do ano já no mês que vem, destronando não só o tradicional líder – e inventor desta faixa de mercado –, o Ford EcoSport, como toda a nova concorrência, formada essencialmente por Jeep Renegade, novo Renault Duster e Peugeot 2008.

Desde março, seu primeiro mês cheio de vendas, o novo SUV compacto da Honda produzido em Sumaré, SP, reduz a liderança para o EcoSport de forma acelerada. Naquele mês a novidade estava mais de sete mil unidades atrás do Ford no acumulado do ano, e ocupava a oitava posição do segmento, segundo dados da Fenabrave baseados no Renavam.

No mês seguinte, abril, o HR-V já tomou a terceira posição de sua faixa de mercado, derrubando o Hyundai Tucson e se colocando logo atrás dos dois tradicionais protagonistas do segmento, o EcoSport e o Renault Duster. Ali a diferença para o Ford já se reduziu em duas mil unidades e assim caiu para pouco mais de cinco mil.

Maio chegou e com ele a diferença do HR-V para o EcoSport reduziu-se ainda mais, em quase 2,2 mil unidades, e fechou em praticamente 2,9 mil. Ainda assim o Duster se manteve à frente do Honda, na segunda posição, mas por menos de 1 mil emplacamentos.

E nas primeiras duas semanas de junho o Honda conseguiu enxugar em mais setecentas unidades a distância que o separa do EcoSport, que agora está muito próxima de 2,2 mil.

Como nestas duas primeiras semanas do mês houve um feriado com emenda, o de Corpus Christi, e ainda restam doze dias úteis de venda, o HR-V, se mantido o mesmo ritmo, deverá terminar junho descontando, no total do mês, pelo menos mais 1,5 mil unidades da diferença do EcoSport, segundo cálculos da Agência AutoData. Com isso o Honda ultrapassaria o Duster e já neste mês seria o vice do segmento.

E diante do fato de que esse resultado representaria ao EcoSport apenas cerca de seiscentas unidades de vantagem no acumulado do ano no fechamento do primeiro semestre, a ultrapassagem do Honda rumo à liderança em julho parece praticamente inevitável a esta altura do campeonato.

Isso porque o Honda contava, no mês passado, com cerca de três meses de espera para entrega ao consumidor de sua versão topo de gama, a mais vendida – algumas concessionárias chegaram a suspender o aceite de pedidos pelo modelo para não frustrar em demasia o consumidor interessado na compra. Ainda que este quadro não necessariamente configure certeza de negócios fechados, ele deixa claro que o ritmo de comercialização do HR-V, que gira ao redor de cinco mil unidades/mês, ao menos não se reduzirá bruscamente nos próximos meses, vez que a demanda atual é sempre maior que a oferta.

Há que se considerar, naturalmente, o impacto e o avanço produtivo de outros lançamentos do segmento que ocorreram depois do HR-V, em especial do Jeep Renegade e Peugeot 2008, além do Duster reestilizado, nos resultados dos meses a seguir. Mas estes, se podem representar ameaça ao HR-V – em especial pela falta de oferta de modelos a pronta entrega do Honda –, configuram concorrência muito maior ao próprio EcoSport, que atualmente não tem o apelo de novidade como os rivais.

No caso específico do Renegade, maio representou seu primeiro mês cheio de vendas, levando o total de emplacamentos do Jeep no ano a 3,1 mil unidades, na nona colocação do segmento – foram no mês 2,5 mil, ou metade do que obteve o HR-V no mesmo período, 5 mil licenciamentos. Assim o Jeep praticamente largou já com desvantagem de mais de nove mil unidades para o Honda, ou seja, duas mil unidades além da diferença que separava o EcoSport do HR-V em março. Com isso o ambicioso plano da Jeep de liderar o segmento já em 2015 – alardeado inúmeras vezes pelo presidente da fabricante, Sérgio Ferreira, desde o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim do ano passado, e repetido durante o lançamento do veículo, em março – começa a parecer ameaçado.


Whatsapp Logo