A Honda anunciou na terça-feira, 27, que produzirá a nova geração do Honda Civic, apresentada recentemente nos Estados Unidos, também no Brasil. E mais: que o modelo utilizará motor 1,5 litro VTEC turbo com injeção direta, de 174 cv, quatro cilindros.
Atualmente a gama do Civic nacional oferece versões com motor 1,8 litro, com até 140 cv, e 2 litros, até 155 cv, ambos flex e quatro cilindros.
Desta forma o modelo passará a contar com tecnologia downsizing, utilizando motor com menor litragem porém adicionado de turbocompressor e injeção direta, em nome de redução dos índices de consumo e emissões sem comprometimento do desempenho do veículo.
A fabricante não forneceu outros pormenores, como datas de início de produção e se o motor será nacional ou flexível. Mas aparentemente deixou em aberto a possibilidade de outros motores da linha VTEC turbo, que também conta com opções 1.0 e 2.0, serem aplicados aqui, ao considerar que “os motores foram projetados para equipar automóveis de pequeno e médio porte” e, ainda, adicionar que “as variações de cilindrada 2.0, 1.5 e 1.0 permitem que os motores sejam adotados em modelos globais, de acordo com as características de cada veículo e particularidades do mercado onde é comercializado”.
A gama destes motores foi lançada no Japão, há dois anos. Segundo a montadora, obtêm redução no consumo de 5% a 10% na comparação com os VTEC – de sistema de comando de válvulas com controle eletrônico – aspirados.
O VTEC turbo 1.0 tem três cilindros e potência estimada em 120 cv. E o 2.0, quatro cilindros, alcança 280 cv. O Civic Si atualmente vendido no Brasil, importado, conta com motor 2,4 litros VTEC aspirado com 206 cv.
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