AutoData - VW admite ter que pagar multa por fraude também no Brasil
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30/11/2015

VW admite ter que pagar multa por fraude também no Brasil

Por Redação AutoData

- 30/11/2015

A Volkswagen vai arcar com as possíveis consequências da fraude dos motores diesel no Brasil, como o pagamento de possíveis multas envolvendo o caso. A informação foi revelada por Antônio Megale, diretor de assuntos governamentais da fabricante, à Agência Brasil.

De acordo com o executivo, a empresa emprega no momento esforços para descobrir se os resultados reais dos testes de emissão de gases nas Amarok 2011 e 2012 estão fora dos limites estabelecidos pela legislação nacional. “Mesmo ele [o software] alterando o resultado dos testes, precisamos checar se o veículo está ou não em conformidade com a lei brasileira. Independentemente da reposta, substituiremos o software antigo pelo novo que está em desenvolvimento”, afirmou à publicação.

Ainda segundo Megale, que também é o primeiro vice-presidente da Anfavea e deverá ser eleito como presidente na próxima gestão, que se inicia segundo trimestre do ano que vem, “o software tem uma grande complexidade. Ele identifica que a condição daquele momento é de teste e faz uma regulagem do motor que emite menos poluentes nessas condições. Na condição de rodagem, modifica o funcionamento do motor e privilegia o desempenho do veículo”.

À Agência Brasil o executivo acrescentou que a notícia da fraude foi recebida com surpresa pela Volkswagen do Brasil, e que o primeiro passo foi verificar se as Amarok que usavam o motor envolvido no caso vendidas no Brasil também tinham o sistema – o modelo é fabricado na Argentina. “O levantamento que fizemos mostrou que sim, o Brasil tem uma parte dos veículos que estão com esse software instalado.”

A montadora admitiu há alguns dias que 17 mil unidades comercializadas no Brasil têm o programa que frauda os testes de emissão instalado. A fabricante afirmou que providenciará mudança no software no início do ano que vem, no aguardo da solução em desenvolvimento na Alemanha, avisando apenas ali os proprietários, em iniciativa própria. Segundo informações obtidas pela Agência AutoData, entretanto, o Ministério da Justiça deverá obrigar a fabricante a convocar um recall para o modelo.


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