AutoData - Audi mostra A3 Sedan e mural em homenagem a Ayrton Senna
news
11/12/2015

Audi mostra A3 Sedan e mural em homenagem a Ayrton Senna

Por Vicente Alessi, filho

- 11/12/2015

Um carro novamente produzido no Brasil a ser lançado, o A3 Sedan, e uma homenagem a Ayrton Senna, que em 1993 trouxe a Audi para o País, são atitudes que podem ser tomadas ao mesmo tempo – e foi isto o que a empresa fez na terça-feira, 10, em São Paulo. Foi um lançamento simples, sem vaidades, que reflete os tempos vividos, realizado basicamente para firmar um feito, que é a volta à produção em São José dos Pinhais, PR, em planta que divide, e que já dividiu, com a Volkswagen.

A graça foi, então, a apresentação oficial do mural A Lenda do Brasil – baseado num olhar de Ayrton Senna – realizado pelo artista Eduardo Kobra e equipe, e que pelo menos durante cinco anos ficará exposto na rua da Consolação muito perto do seu cruzamento com a avenida Paulista, na parte traseira de um edifício residencial – quem subir a avenida Rebouças e trafegar pela avenida Doutor Arnaldo em direção ao Centro da cidade terá vista privilegiada da obra.

“Ficamos honrados em dar esse presente para a cidade de São Paulo. Além de ídolo do esporte internacional Senna foi muito importante para a história da Audi no Brasil e essa homenagem não poderia ter vindo em melhor hora”, afirmou Jörg Hofman, presidente e CEO da Audi no Brasil. “Acabamos de reiniciar a produção do A3 Sedan no País e por isto esse mural chega para relembrar a trajetória da marca e reafirmar nosso crescente sucesso.”

O mural tem 41 m de altura por 17,5 m de largura – quase 720 m2 de cores para enfatizar, ressaltar um dos olhares mais reconhecidos do mundo. Kobra e equipe também receberam liberdade poética para pintar o primeiro A3 brasileiro desta nova fase, saído em setembro da linha de produção, com homenagem a Ayrton. Será utilizado em eventos e, em seis meses, passará por leilão com arrecadação revertida para o Instituto Ayrton Senna.

Audi A3 Sedan – De acordo com a apresentação da Audi as atualizações do modelo obedecem ao tripé maior gama de equipamentos de série, mais opcionais e novas opções de motor, refletidos no espelho do conforto, da segurança e da economia.

O novo carro já estará disponível para os consumidores nas 43 concessionárias Audi já na segunda-feira, primeiro com as versões Attraction e Ambiente, dotadas de motor 1.4 Turbo FSI Flex também produzidos aqui, na fábrica do Grupo Volkswagen de São Carlos, com injeção direta e 150 cv.

Ambition, com motor 2.0 TFSI, será apresentada ainda neste mês, Mas seu motor é importado, movido a gasolina e com 220 cv.

Os preços serão divulgados na quinta-feira, 12 – mais uma graça da equipe Audi.

De acordo com técnicos da empresa o motor 1.4 das recém-lançadas versões Attraction e Ambiente dispõe de 28 cv a mais do que a versão então importada e de câmbio de seis marchas Tiptronic. Esse conjunto leva os carros a chegar de 0 km/h aos 100 km/h em 8,8 segundos – sua máxima é de 215 km/h.

Attraction é a versão de entrada, com câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio e mais uma infinidade de facilidades e confortos, como sistema start-stop e freio de estacionamento eletromecânico. Cinza e preto são as cores dos acabamentos internos.

A versão intermediária, Ambiente, soma aos itens da Attraction sensores de luz e chuva e volante com acabamento em couro multifuncional com shift paddles. A Audi considera um diferencial, no vaso dessa versão, o opcional rádio MMI plus com sistema de navegação. No pacote Design estão incluídos bancos de couro sintético, porta-objetos e teto solar panorâmico, e no Assistence sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmara de ré e controle de velocidade de cruzeiro.

Mas o pacote Assistence Plus é ainda mais saboroso: traz o Active Lane Assist, que é um assistente para a mudança de faixa, um assistente para luz alta, o sistema Auto-Park de estacionamento automático com câmara de ré… e o sistema Keyless Go, com o qual se destrava o carro e se liga o motor sem a necessidade de uso físico da chave.

Umas das referências Audi, a tecnologia, está presente, mesmo que invisível na estrutura dos A3 que saem de Pinhais. No que diz respeito à tecnologia que faz reduzir o peso do carro um exemplo é a adoção de alumínio para capô, para a subestrutura do eixo dianteiro e da seção absorvedora de impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira – só aí foram 12 kg a menos.

E de mais 3 kg foi a redução de peso com a adoção de plástico de alta resistência na manufatura do suporte do eixo dianteiro.

Para os aficionados mais uma informação tecníssima: o coeficiente de arrasto dinâmico dos novos Audi A3 sedãs é de 0,30.

Com as calibrações adotadas para o motor flex o motor 1.4 ganhou cavalos a mais e seus valores de desempenho são iguais com a utilização de álcool e de gasolina. Seu consumo divulgado, em uso urbano, é de 11,7 km/h com gasolina e de 7,8 km/h com álcool, e no regime de cruzeiro em estrada faz 14,3 km/h e 9,9 km/h respectivamente.


Whatsapp Logo