A Goodyear vai elevar nos próximos meses o volume de pneus exportados para os Estados Unidos e México a partir de sua fábrica de Americana, no Interior paulista. A informação foi revelada à Agência AutoData pelo diretor presidente da operação brasileira, Henry Dumortier, durante lançamento de nova linha de pneus para veículos comerciais, em São Paulo.
O executivo não abre os volumes, mas explica que hoje os embarques para os dois países da América do Norte a partir do Brasil são muito pequenos, e que plano para elevar fortemente o ritmo de exportação para estes mercados está em curso e deverá ter início nos próximos meses. “A atual relação cambial nos é favorável.”
Com isso a participação das exportações no faturamento da unidade brasileira da Goodyear também crescerá. Mais uma vez o executivo não divulga números, mas revela que aproximadamente 60% da receita hoje vem das vendas internas à reposição, seguidas pelas OEM, deixando os embarques na lanterna.
Os pneus brasileiros que deverão desembarcar em breve nos Estados Unidos e México são para veículos de passeio, com alta carga tecnológica e de aro 16 em diante com destino à reposição, adianta Dumortier.
O executivo ainda assegurou sua confiança na retomada do mercado brasileiro. “Continuaremos a investir e a lançar novos produtos. Estamos no País para crescer. Não olhamos só esse ano, mas sim o cenário mais adiante, e o crescimento certamente voltará. E, quando acontecer, estaremos mais fortes.”
Linha KMax – A Goodyear apresentou na terça-feira, 24, em sua sede em São Paulo, nova linha de pneus para veículos comerciais, denominada KMax, que substitui a série 600. São três modelos para caminhões e ônibus: S, D Traction e Extreme.
Segundo a fabricante os pneus, já em oferta no mercado europeu, foram retrabalhados pela unidade brasileira durante dois anos, para adaptação às necessidades locais. O resultado, de acordo com a Goodyear, foi um ganho de 5% a 15% na quilometragem percorrida pelos pneus antes da necessidade de troca ou recapagem na comparação com os modelos similares antecessores, a depender do modelo e do uso.
Os novos pneus ganharam tecnologias para evitar desgaste e mais dois anos de garantia, que agora chega a sete.
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