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27/12/2015

Um simples retificador de fluxo é a solução VW para a fraude do diesel

Por Redação AutoData

- 27/12/2015

Um prosaico retificador de fluxo, ou flow straightener, em inglês – uma pequena peça redonda formada por uma espécie de colmeia – deverá representar a salvação da Volkswagen para a maior crise de sua longa história, a fraude dos motores diesel com software que engana os testes de emissão. A solução técnica foi apresentada oficialmente pela montadora na quarta-feira, 25, e, segundo a empresa, já recebeu a aprovação das autoridades alemãs.

Segundo a Volkswagen o retificador de fluxo será instalado no duto de ar, logo após a passagem pelo filtro e antes do sensor. Com sua instalação, afirma a montadora, os veículos passarão a respeitar os limites de emissão exigidos.

A VW chama o dispositivo de “transformador de fluxo”. Em comunicado, assegura que “a malha da peça acalma o escoamento de ar em frente ao sensor e vai, assim, melhorar decisivamente a precisão da medição pelo sensor, que gera um parâmetro muito importante para o gerenciamento do motor e um bom processo de combustão”. Além disso será realizada uma atualização de software.

Esta solução técnica vale para os motores diesel 1.6 EA 189, estimados em três milhões do total de onze milhões de veículos envolvidos no caso. Para os motores 2.0 diesel da mesma família, diz a fabricante, apenas a atualização do software será necessária. O processo para os 1.6 deve levar uma hora de trabalho e para os 2.0 meia hora.

Ainda pendente está a solução técnica para os motores 1.2 diesel três cilindros, que deverá ser apresentada até o fim do mês. Mas estes são apenas cerca de trezentos mil do total e provavelmente também necessitarão somente da atualização do software.

Segundo a montadora “o objetivo foi alcançar os níveis de emissão exigidos sem a ocorrência de efeitos paralelos, mantendo os índices de consumo de combustível e desempenho. Entretanto, como há variações de modelos e todas ainda precisam ser testadas, o atendimento a estes parâmetros ainda não pode ser totalmente confirmado”.

O Grupo VW afirma ainda que a instalação dos dispositivos e a atualização do software devem começar logo no início de 2016, mas o processo total consumirá o ano inteiro.

A sinalização da solução técnica encontrada representa um alívio para o Grupo VW, pois se temia a necessidade de intervenções mecânicas nos motores ou nos catalisadores, um processo muito mais custoso e demorado. Ainda assim a fabricante afirma que ao menos por enquanto não reduzirá a provisão de € 6,7 bilhões para o caso, incluindo o pagamento de multas, processos judiciais e afins.


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