São Paulo – A General Motors anunciou ao mercado a chegada da Ultifi, plataforma de software projetada para proporcionar novas experiências e conectar a vida digital dos clientes. A ideia é melhorar continuamente os softwares veiculares e fornecer novos recursos e aplicativos aos clientes em tempo recorde.
O funcionamento da Ultifi é semelhante ao de um smartphone: os clientes realizarão atualizações periódicas e escolherão atualizações remotas, opções de personalização e aplicativos novos. Esta personalização transformará a experiência de propriedade, pois os veículos habilitados terão acesso aos softwares e recursos mais recentes. Algumas dessas atualizações e configurações podem ser salvas em contas autenticadas, para serem utilizadas em diversos modelos.
Os usuários se beneficiarão da conectividade avançada baseada em nuvem da Ultifi para integrar aspectos importantes de suas vidas digitais. No futuro, por exemplo, câmeras internas poderão realizar reconhecimento facial para ligar o motor do carro. Com base no planejamento da rota e no GPS as configurações do motorista jovem podem ser ajustadas, por exemplo, para restringir a velocidade máxima, e os veículos podem, até mesmo, se comunicar com sua casa inteligente para desativar o sistema de segurança e ajustar o termostato.
A conectividade em nuvem poderia potencialmente se estender a aplicações de veículo-para-tudo para ajudar a avançar na meta da GM de zero acidente e zero congestionamento. Por meio da comunicação com outros dispositivos conectados e com o ecossistema os motoristas serão alertados sobre perigos e mudanças nas condições da via e serão capazes de cronometrar efetivamente os sinais de trânsito.