São Paulo – Baseado em um Porsche Taycan o veículo conceito elétrico apresentado pela ZF na Alemanha, batizado como EVbeat, foi projetado para obter máxima resistência e eficiência em operação, e baixo peso. De acordo com a companhia os componentes do e-drive, sistema de propulsão elétrico, foram otimizados e combinados “em um sistema holístico”.
O EVbeat conta com novo acionamento elétrico de 800 volts, sistema de transmissão leve e ultracompacto de 74 kg com uma densidade de torque de 70 Nm/kg, gerenciamento térmico holístico e software de transmissão em rede, na nuvem.
Segundo a ZF em temperaturas baixas em torno do ponto de congelamento a autonomia na operação aumenta em mais de 30% em comparação com a tecnologia atual.
Esse motor elétrico não usa baterias pesadas e o sistema de gerenciamento térmico também não usa elementos à base de flúor. O número reduzido de componentes, além da redução geral de 30% no peso do sistema para o acionamento elétrico, e o sistema de gerenciamento térmico contribuem duplamente para maior sustentabilidade, tanto na produção como na operação, afirmou a companhia.