São Paulo – Voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz instalaram e montaram, junto com moradores de comunidades indígenas e habitantes do Litoral Sul de São Paulo, 180 equipamentos de iluminação, lampiões e postes de energia solar, em localidades em que a eletricidade não chega.
Até o momento foram montados 21 postes solares com baterias de lítio, de alta desempenho e baixa manutenção, posicionado em locais estratégicos e de grande movimentação, e 118 lampiões solares, que possuem estrutura de PVC, feito com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e tamanho que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários. Há também um painel solar para carregamento da bateria.
Com a entrega completa dos equipamentos, marcada para este fim de semana, 147 famílias de doze comunidades distintas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso terão acesso à energia elétrica de origem solar. A iniciativa envolve, além da Audi do Brasil e do Litro de Luz, a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da Audi AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente.
Uma das exigências da Audi Enviromental Foundation é que as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, sejam devolvidas para reciclagem. E a substituição imediata ficará a cargo do Litro de Luz.
Trata-se de uma segunda ação envolvendo a montadora: no ano passado quase duzentas soluções de iluminação beneficiaram mais de seiscentos moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia.