São Paulo – A Clarios juntou forças com a Altris para desenvolver baterias de íons de sódio de baixa voltagem para o setor automotivo. Com a evolução dos híbridos e elétricos, observaram as companhias em comunicado conjunto, a rede de baixa tensão está sendo cada vez mais solicitada para atender a um número maior de funções baseadas em software, o que demandará o aprimoramento destes itens.
As empresas estão explorando diversas opções de soluções para as baterias, como íon-lítio, chumbo-ácido e outras químicas. As de íons de sódio são mais sustentáveis e têm maior facilidade de reciclagem, pois são feitas de sal, madeira, ferro e ar, materiais abundantes e disponíveis, livres de conflito ou elementos tóxicos.
A colaboração conjunta tem como objetivo desenvolver bateria de íons de sódio com potencial de até 60 volts para dar suporte a aplicações automotivas em veículos novos e para o mercado de reposição e, depois, criar um plano de produção que torne viável esta aplicação. O investimento não foi divulgado.