São Paulo – Criado no Brasil 35 anos atrás pela Fundação Iochpe o Programa Formare, que visa à formação profissional de jovens de comunidades carentes, foi levado pela Maxion Wheels, fabricante de rodas, para sua unidade em Pune, Índia. A iniciativa, a primeira na Ásia, contou com a colaboração da Universidade Savitribai Phule Pune, além da própria fundação.
O programa já foi exportado ao México, onde, de acordo com a companhia, consolidou-se como modelo eficaz de capacitação profissional, assim como no Brasil. A Índia foi selecionada como o terceiro país de operação do Formare com o objetivo de apoiar a Seção Econômica Mais Fraca e a iniciativa de desenvolvimento de habilidades do governo indiano.
Os 26 estudantes selecionados para a primeira turma receberão uma bolsa acadêmica abrangente patrocinada pela Maxion Wheels. Além do reembolso de 100% das taxas de matrícula os jovens ganharão uniforme, transporte, refeições e uma remuneração mensal. Após a conclusão bem-sucedida do programa de dois anos eles receberão um diploma acadêmico em Tecnologia de Fabricação.