São Paulo – Parte dos caminhões do Grupo Sada será adaptada para que circulem com gás natural veicular em vez de diesel. A iniciativa integra compromisso da companhia de descarbonizar a frota: até o fim do primeiro trimestre de 2025 o total de veículos rodando com GNV passará dos atuais seis para 31.
De acordo com a empresa este movimento fará com que o grupo, sozinho, responda por um quarto da frota de caminhões GNV circulante no País, com investimentos da ordem de R$ 7 milhões. Estes primeiros aportes apoiam o transporte mais sustentável para as fábricas da General Motors e da Stellantis e nos pátios em São Bernardo do Campo, SP, e Betim, MG.
Os testes realizados com os caminhões percorrendo quilometragens similares utilizando diesel e GNV comprovam que a meta de redução de emissões está sendo cumprida, assegurou a companhia. Os comparativos em equipamentos utilizando diesel S10, S500 e GNV apresentaram resultado próximo à média de mercado, com redução de 15% em emissões de CO2.
Segundo o Grupo Sada o abastecimento com GNV traz outros benefícios que ajudam a promover práticas mais sustentáveis nas operações de transporte e logística ao refletir na redução de fumaça preta, melhoria da qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas.