São Paulo – O chassi elétrico BYD D9W será testado por um mês em Águas Lindas de Goiás, GO, em rotas de maior demanda da cidade. A iniciativa, parte de chamamento público promovido pela prefeitura, visa a avaliar soluções de mobilidade sustentável para embasar a elaboração de futuro edital de compra de veículos a bateria para o transporte público local.
Com 12,98 metros de comprimento e carroceria da Caio, o D9W é montado em Campinas, SP, e equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio fabricadas em Manaus, AM. Possui autonomia de até 250 quilômetros e tempo de recarga de apenas duas a três horas, segundo a BYD.
A capacidade total é de oitenta passageiros sentados, com destaque para a plataforma de entrada baixa, que elimina degraus e facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Além da BYD, outras montadoras também participaram da fase de testes, que busca comparar o desempenho e os benefícios operacionais das tecnologias disponíveis no mercado.
Segundo dados da Fenabrave foram emplacados 133 ônibus elétricos no país no primeiro bimestre, contra treze no mesmo período de 2024, avanço de 923%. A BYD possui fatia de 56% do mercado, com 75 ônibus comercializados.