São Paulo — A Marcopolo, por meio do programa de inovação aberta, o GO³ Open, executado pela Marcopolo Next, busca startups com o objetivo de solucionar desafios de produção no dia a dia da companhia. A ação está sendo realizada em parceria com a Innoscience, consultoria de inovação corporativa.
O primeiro passo foi a divisão dos funcionários da companhia em equipes a fim de levantar os principais problemas relacionados à segurança ativa para os empregados, otimização do uso de materiais, qualidade na produção industrial e produção adaptativa e flexível. Na segunda fase do projeto eles terão a oportunidade de se conectarem com startups para resolver os problemas.
A GO³ Open recebeu 93 propostas de desafios para avaliação e os cinco escolhidos como temas prioritários foram gestão inteligente de estoque, ajustes de inventário de materiais fabricados, rastreabilidade e geolocalização de veículos produzidos, otimização da produção e inspeção de chicotes elétricos, e otimização do controle de peças na linha de produção.
Os contatos com possíveis startups que possam resolver as questões começaram durante a Web Summit Rio, realizada de 27 a 30 de abril, no Rio de Janeiro. Após a seleção, os projetos-piloto serão colocados em prática a partir de junho, na fase de experimento das soluções. E no fim de outubro será realizada a avaliação dos resultados obtidos.