AutoData - Crescem as vendas no semestre
Mercado
02/07/2018

Crescem as vendas no semestre

Imagem ilustrativa da notícia: Crescem as vendas no semestre
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – O mercado brasileiro de veículos fechou o primeiro semestre com crescimento de 14,5% nas vendas, comparado com os primeiros seis meses do ano passado. De acordo com dados preliminares do Renavam, foram comercializadas 1 milhão 166 mil 729 unidades de janeiro a junho.

 

Embora a Anfavea projetasse queda nas vendas em junho em função da greve dos caminhoneiros no fim de maio e de seus reflexos na produção nas redes de concessionárias, a resposta na ponta foi aquecimento do mercado.

 

Em junho foram vendidos 201 mil 957 veículos, resultado acima das expectativas de que o mês registraria volume inferiores a 200 mil unidades. Até a quinta-feira, 28, haviam sido vendidas coisa de 187 mil unidades. No último dia de vendas do mês, 29, no entanto, os esforços comerciais tiraram mais 14 mil unidades dos estoques.

 

O desempenho de junho, portanto, na comparação com junho do ano passado, representou uma leve alta de 3,6%. Sobre o volume de vendas do mês anterior, maio, as vendas de junho foram praticamente equivalentes: a diferença foi sessenta veículos a mais no mês passado.

 

A média de vendas diárias nos 21 dias úteis de junho apresentou ritmo maior na segunda quinzena, embora tenha ficado abaixo das 10 mil unidades/dia dos meses anteriores. Em junho a média ficou em 9,6 mil unidades/dia.