AutoData - Peugeot coloca a cereja no bolo
Montadora
13/05/2019

Peugeot coloca a cereja no bolo

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Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Tuiuti, SP – Ao lançar a renovação do SUV 2008, seu modelo mais vendido por aqui, a Peugeot coloca a cereja no bolo que vem preparando há três anos, período em que trabalhou com afinco na reformulação da rede de concessionários para aprimorar a qualidade de seus serviços. Após ver suas vendas caírem pela metade de 2013 a 2016, a empresa traçou um plano de reestruturação com base em três pilares. Agora, segundo sua diretora geral Ana Theresa Borsari, é a hora da virada.

 

“Fizemos um trabalho desde a base dos nossos negócios ao mesmo tempo em que renovamos a nossa gama de produtos, com foco nos segmentos de utilitários e SUVs, como o 3008 e o 5008. Agora, com o 2008, temos a cerveja do bolo do nosso novo portfólio”.

 

 

Para reconstruir a rede, hoje com cem casas espalhadas pelo Brasil, a empresa buscou novos parceiros que, segundo Borsari, acreditaram na nova era da Peugeot no Brasil. Investiu, também, em treinamento e novos funcionários: “Nos últimos três anos nosso investimento em treinamento foi maior do que nos quinze anos anteriores. Trocamos 85% da equipe de vendas nas concessionárias e desenvolvemos novos processos para atender às demandas dos clientes”.

 

Ao mesmo tempo, Borsari liderou uma busca incessante pela melhora de serviços de pós-vendas, com maior disponibilidade e melhor preço de peças de reposição. “Mudamos nosso galpão de armazenagem para nossa fábrica, que agora possuí mais de 35 mil itens disponíveis, e mudamos toda a logística de atendimento das concessionárias. Também estudamos o mercado para posicionar o preço das peças de acordo com cada segmento, assim como o valor das revisões”.

 

Uma das ações que a Peugeot introduziu em seus pós-venda foi uma frota reserva, com mais de 1 mil carros disponíveis. Segundo a executiva o objetivo é não deixar nenhum cliente a pé enquanto o veículo estiver parado na concessionária. Aqueles clientes que não estão mais com o veículo na garantia também estão sendo pescados: “Estamos oferecendo oito anos de guincho gratuito para todos os modelos da marca em caso de batida ou falha de motor”.

 

Outra ação recente, e ousada, foi a expansão de seu plano Total Care com uma agressiva campanha publicitária na mídia: a própria Ana Theresa Borsari é a garota-propaganda e avisa: quem não ficar satisfeito com os serviços prestados, não precisará desembolsar um real.

 

Os novos parceiros que acreditaram na nova Peugeot, agora, anseiam por volume. Com a chegada do novo 2008 e outras ações de produto ao longo do ano a Peugeot pretende elevar em 30% suas vendas no País, que no ano passado somaram 23,6 mil unidades. Estão nos planos dobrar o número de pontos de vendas, dos quais trinta novas casas deverão ser inauguradas ainda este ano.

 

Os utilitários, um dos pilares da ofensiva de produtos – junto com os SUVs – já tiram sorriso dos rostos dos concessionários: o furgão Expert, por exemplo, já lidera as vendas do segmento: “Há fila de espera pelo produto, o que nos surpreendeu”.

 

A renovação dos utilitários, que conta também com a Partner, encerrou em novembro passado com o lançamento do Boxer, o maior veículo da gama.

 

Fotos: Divulgação.