AutoData - São Paulo cria polos de desenvolvimento industrial
Indústria
23/05/2019

São Paulo cria polos de desenvolvimento industrial

Imagem ilustrativa da notícia: São Paulo cria polos de desenvolvimento industrial
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou na quinta-feira, 23, a criação de onze polos de desenvolvimento econômico para diferentes setores industriais. A ideia é aumentar a produtividade das fábricas paulistas, atrair investimentos, impulsionar a inovação e gerar mais emprego e renda.

 

O setor automotivo é um dos beneficiados: seu polo abrange as regiões de Sorocaba, Campinas, Piracicaba, ABCD, Alto Tietê, Região Metropolitana e Vale do Paraíba, segundo comunicado divulgado pelo governo do Estado. Por meio de ações com base em seis pilares, o governo pretende adensar e integrar a cadeia produtiva estadual.

 

Os seis pilares elencados pelo governo são simplificação tributária e regulatória, financiamento competitivo, tecnologia e inovação, qualificação de mão de obra, infraestrutura e serviços, ambiente de negócios e desburocratização. A agência de promoção estadual Investe SP, as Fatecs e Etecs terão papel fundamental nessas ações, identificando as necessidades e promovendo cursos específicos para as regiões e os polos.

 

O governo negou que esteja criando uma guerra fiscal com outros estados. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Elen, os polos ajudarão a identificar falhas de mercado e a atuar nas falhas de governo.

 

O setor automotivo também recebe benefícios de outro programa do governo, o IncentivAuto. Sua regulamentação, porém, ainda não está completamente finalizada – Doria prometeu a publicação das regras para os próximos quinze dias.

 

Foto: Divulgação.