AutoData - Agrale Marruá elétrica pode ser produzida na Austrália
Empresa
04/09/2019

Agrale Marruá elétrica pode ser produzida na Austrália

Imagem ilustrativa da notícia: Agrale Marruá elétrica pode ser produzida na Austrália
Foto Jornalista Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Há alguns meses a mineradora australiana Safescape testa uma unidade do Agrale Marruá com motor elétrico, resultado da busca por um parceiro para trocar o motor diesel do utilitário por um elétrico, com a intenção de melhorar o ambiente das suas minas. A 3ME Technology fez todas as alterações necessárias.

 

Agora, de acordo com Ricardo Takeo Kuwabara, gerente de engenharia de produto da Agrale, os negócios com a mineradora poderão avançar ainda mais:

 

“O veículo modificado está em fase final de testes e, caso os resultados esperados pela Safescape sejam alcançados, a mineradora pretende montar uma linha de produção local e aplicar o motor elétrico no Marruá. A capacidade poderá ser de até 50 unidades por mês”.

 

Chamado de Bortana EV, o veículo foi montado sob uma carroceria do Marruá AM 200 cabine dupla. Além de ser usado nas operações da Safescape, outra unidade foi apresentada em uma feira de mineração e poderá entrar na mira de outras empresa – segundo a mineradora o veículo é o mais resistente para esse tipo de aplicação encontrado no mercado. O setor minerador australiano também deverá absorver versões 4×4 Diesel com cabines dupla e simples.

 

No lugar do motor Cummins diesel que equipe o Marruá de série, a Safescape instalou um propulsor elétrico que entrega 184 cv, utilizando um conjunto de baterias de 50 kWh que geram até 150 quilômetros de autonomia com apenas uma carga.

 

Com a criação do Bortana EV, a Safescape encontrou o veículo ideal para suas operações porque se beneficia da estrutura do Marruá, que tem cabine produzida em aço galvanizado, resistente à corrosão, quadro do chassi como elemento selado, permitindo maior resistência a torsões, e suspensão robusta, junto com o sistema elétrico desenvolvido pela 3ME Technology, que traz diversos benefícios por não emitir poluentes e ruídos, melhorando a qualidade de trabalho em espaços fechados e em grandes profundidades, como é o ambiente das minas.  

 

Foto: Divulgação.