AutoData - Híbridos e elétricos alcançam 1% das vendas
Mercado
09/01/2020

Híbridos e elétricos alcançam 1% das vendas

Imagem ilustrativa da notícia: Híbridos e elétricos alcançam 1% das vendas
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – Em dezembro as vendas de veículos híbridos e elétricos representaram 1% do total de licenciamentos de automóveis e comerciais leves no Brasil. Segundo a Anfavea foram emplacados 2,4 mil modelos eletrificados – acrescidos modelos flex, gasolina e diesel, o volume chegou a 242 mil unidades.

 

Em todo o ano a representatividade é menor: 0,4%, com 11,9 mil unidades híbridas e elétricas comercializadas para os brasileiros. Ainda assim é o dobro da participação registrada em 2018, quando as cerca de 4 mil unidades vendidas representaram 0,2% do total do segmento.

 

Foi a partir de setembro que as vendas de híbridos e elétricos começaram a avançar mais rapidamente. Não por acaso logo após o lançamento do Toyota Corolla híbrido flex, primeiro automóvel eletrificado produzido no Brasil, em Indaiatuba, SP. Segundo a companhia pouco mais de 3,3 mil unidades com motorização híbrida foram vendidas até meados de dezembro do ano passado.

 

Mas a Toyota não veio sozinha: embora ainda por meio de importações, diversas marcas colocaram no mercado opções híbridas ou elétricas, como o Chevrolet Bolt e o Volkswagen Golf GTE.

 

Foto: Divulgação.