São Paulo – A Caoa Chery apresentou na quarta-feira, 24, o sedã médio Arrizo 6, produzido na sua fábrica de Jacareí, SP. As vendas do modelo na rede de concessionários começará, segundo a empresa, a partir da primeira quinzena de julho. O preço sugerido é de R$ 108 mil 750, mas, em princípio, haverá redução promocional para R$ 98,4 mil.
O Arrizo 6, que será vendido em versão única, a GSX, será explorado pela empresa em segmento que pouco cresce e pouco representa no mix de vendas do total do mercado brasileiro, que passou nos últimos anos a flertar mais com os modelos SUV que compartilham da mesma faixa de preço. Segundo dados da Fenabrave até maio o sedãs médios representaram 5,6% das vendas totais, ou 30,3 mil unidades.
Em igual período no ano passado, para efeito de comparação de um desempenho comercial sem os efeitos de pandemia, os sedãs médios representaram 6% do mix de vendas de janeiro a maio, somando 53,4 mil unidades. De acordo com Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, o segmento é considerado importante porque, no Brasil, constitui mercado com público cativo:
“Ainda que a fatia de mercado seja menor perto das que envolvem hatches e SUVs, não podemos desprezar um segmento que tem um público cativo que busca conforto e esportividade, perfil característico de veículos do porte desta categoria”.
As pretensões comerciais da montadora indicam concorrência do Arrizo 6 com o Volkswagen Jetta, importado do México, em uma categoria na qual quem vende mais são o Toyota Corolla e o Honda Civic, modelos já consolidados no Brasil e que também têm produção local.
Na comparação com o sedã médio da Volkswagen os preços se equivalem na versão de entrada do Jetta, a 250TSI: R$ 99 mil 990. Em termos de porte o sedã médio da Caoa Chery é mais largo e mais alto do que o concorrente, que é maior no comprimento e na distância entre-eixos. As rodas do Arrizo tambem são maiores: aro 17 contra o 16 do Jetta.
No conjunto powertrain, em termos técnicos, há diferenças expressivas na caixa de transmissão. Enquanto o Jetta tem a caixa automática Tiptronic de seis velocidades o Arrizo 6 dispõe de caixa automática CVT de nove velocidades. O motor, em ambos os veículos, tem 1,5 litro e é turbo bicombustível.
O porta-malas do Arrizo 6, quesito importante na categoria dos sedãs, tem maior capacidade do que a do rival: 570 contra 510 litros. Se o Arrizo 6 passou longe do sistema de ar-condicionado dual zone, presente no Jetta de entrada e item recorrente em veículos de igual porte e patamar de preço, pelo menos vem de fábrica com teto solar e banco em couro, itens que o sedã VW tem, parcialmente, na versão topo de linha GLI.
Em termos de tecnologia o Arrizo 6 peca, por exemplo, por não dispor de sistema start-stop como o pretenso rival VW Jetta. Por outro lado o modelo produzido em Jacareí tem acionamento por botão e sistema interessante de controle remoto do ar-condicionado: à distância, enquanto caminha em direção ao veículo, o motorista aciona pela chave a ignição, que faz funcionar a climatização. Uma vez a chave na porta o motor desliga por segurança e o ar dentro do veículo, em tese, resfria.
Marcio Alfonso não comentou se este recurso é um dos que tiveram origem no processo de tropicalização pelo qual passou o modelo ao longo de nove meses, mas o justificou, no entanto, afirmando que este é um desejo detectado junto aos consumidores-alvo do Arrizo 6 – homens acima dos 45 anos que utilizam o automóvel para trabalhar e que, também, valorizam desempenho ao dirigir.
O executivo evitou o pormenor a respeito do conteúdo nacional do Arrizo 6. Contou, contudo, que ele integra planejamento de aumento gradual de partes e peças produzidas por fornecedores locais. Disse, ainda, que a fábrica Caoa Chery de Jacareí retornou aos trabalhos com produção exclusiva do novo modelo em ritmo de 15 unidades/dia. A partir da próxima semana outros modelos da empresa produzidos ali serão incorporados à linha ativa.
Foto: Divulgação.