São Paulo – Três novos caminhões desenvolvidos e apresentados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus permitirão que a empresa amplie sua faixa de participação no segmento que mais cresce – e maior potencial de crescimento apresenta – no mercado brasileiro. A nova família Meteor, com os modelos 28.460 6×2 e 29.520 6×4, e o Constellation fora de estrada 33.460 6×4, todos produzidos em Resende, RJ, estão em pré-venda desde a terça-feira, 1º.
Completam a lacuna que a VWCO tinha em seu portfólio de pesados, formado pelos modelos Constellation de 32 toneladas, de entrada, e os MAN TGX, que competem na faixa premium do segmento. Nos cálculos de Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas, esta lacuna representa 88% das vendas de pesados, que, no ano passado, responderam por mais da metade dos emplacamentos de caminhões no Brasil.
“Somos líderes em leves, médios e na faixa de entrada dos pesados. Agora avançaremos nos extrapesados.”
Segundo Alouche a elevada quantidade de componentes importados dos MAN TGX eram um obstáculo à sua oferta no Brasil. A solução foi nacionalizar, ao máximo, os Meteor, que trazem o motor MAN D26 de 13 litros produzido no Brasil – montado pela MWM em São Paulo, SP. Em duas configurações: 460 cv, aplicados no Constellation e no Meteor 28.460, e 520 cv, disponível para o Meteor 29.520. Será exclusivo aos extrapesados VW.
São nacionais também as transmissões ZF Traxon automatizadas, de 12 ou 16 velocidades, os chassis, eixos, suspensões, tanques de combustível. Os Meteor dispõe de três diferentes entreeixos, de 3 m 20, de 3 m 40, e de 3 m 60, centrais multimídia de 5 a 7 polegadas compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay, cama e geladeira na cabine.
Antes mesmo de chegar às revendas a VWCO recebeu pedidos que somam 210 unidades dos Meteor, segundo o CEO Roberto Cortes: o Grupo Vamos encomendou cem 28.460 6×2 e a Transpipeline adquiriu 110 unidades do 29.520 6×4.
As expectativas, portanto, são “as melhores possíveis”, segundo Alouche. Tanto que, neste primeiro momento, o objetivo é atender ao maior mercado de caminhões da América Latina – o brasileiro. Exportações, de acordo com Cortes, serão estudadas em uma segunda etapa.
O preço sugerido do Constellation 33.460 6×4 é R$ 540 mil. Para o Meteor 28.460 6×2 o valor é R$ 550 mil e o 29.520 6×2 R$ 590 mil.
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