São Paulo – A FCA fechou parceria com a TIM para desenvolver oportunidades de conectividade embarcada nos veículos por meio de uma conexão 4G, oferecida pela rede da operadora móvel. Os primeiros resultados serão apresentados no primeiro trimestre do ano que vem, ao acoplar uma espécie de modem veicular, chamado de TMB, às plataformas de modelos Fiat, Jeep e RAM – as marcas que a FCA opera por aqui.
As duas empresas anunciaram a parceria na quarta-feira, 28, mas fizeram mistério quanto aos próximos passos. Deram algumas indicações, porém: será possível transformar o carro em uma espécie de smartphone e, por meio de aplicativos, relacionar-se com outras plataformas e marcas.
“Imagine a quantidade de empresas e marcas com que você se relaciona ao dirigir”, disse Mateus Silveira, head de produto e conectividade da FCA para a América Latina. “Só aí podemos imaginar a quantidade de possibilidades que temos. Já temos trinta recursos desenvolvidos, que revelaremos no lançamento”.
A FCA já fechou parcerias, no passado, que indicam os caminhos do futuro. Com a Visa, por exemplo, permite explorar plataformas de pagamento com o veículo. Com o McDonald’s oferece a possibilidade de encomendar seu lanche pelo sistema multimídia e retira-lo no drive thru. Outros exemplos de interação foram citados por André Souza, CIO da FCA: postos de combustíveis, pedágios, estacionamentos, companhias de seguro.
“Nós poderemos dar dicas de uma direção mais defensiva. E com os dados coletados, oferecer às seguradoras informações que permitam criar planos de seguro customizados”.
Souza comparou a transformação que os celulares e relógios tiveram ao embarcar tecnologia, com os smartphones e smartwatches. “O caminho é dos smartcars. São tecnologias de relacionamento do carro com o cliente e com outras marcas, diferentes, ainda, das autônomas”.
O relacionamento com o automóvel se dará por meio do sistema de infotainment UConnect, cuja nova geração estreou na Fiat Strada. O caminho que a FCA pretende traçar se assemelha ao da Volkswagen, que criou a loja de aplicativos no VW Play e acertou parcerias com terceiros para oferecer serviços – mas ainda pouco avançou.
Segundo a FCA a escolha da TIM como parceira ajudará a avançar na tecnologia pois, além da cobertura 4G oferecida pela operadora no País, permitirá que ambas avancem no desenvolvimento conjunto de um ecossistema. Paulo Humberto Gouvea, diretor de soluções para corporações da TIM, afirmou que startups estão convidadas a colaborar com soluções.
Preços, modelos de negócio e outros pormenores só serão divulgados no lançamento oficial da plataforma que, segundo Souza, da FCA, será ainda no primeiro trimestre de 2021.
Foto: Divulgação.