São Paulo – Em 2020, quando começou a pandemia, a Maxion Wheels direcionou boa parte de seus esforços para manter os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, em paralelo à abertura de novos segmentos em mercados onde opera. Alguns resultados já apareceram: clientes interessados na América do Norte por um novo produto, desenvolvido pela companhia.
“Trouxemos uma nova tecnologia para a operação nacional que permite reduzir a espessura do aro das rodas de alumínio, diminuindo seu peso”, conta Zeferino Neto, presidente para as Américas que assumiu o cargo em janeiro e concedeu sua primeira entrevista, exclusiva para a Agência AutoData. “Já mostramos o novo produto para alguns clientes no Brasil e na América do Norte e a expectativa é a de que os negócios avancem".
A tecnologia RRT, de reduced rim technology, permite produzir rodas de alumínio com espessura do aro de 2 mm 15, reduzindo seu peso em até mais de 1 quilo. Rodas de alumínio mais leves são consideradas ponto importante para o futuro dos negócios a médio prazo, principalmente no segmento de veículos elétricos, no qual essa redução é mais relevante para incrementar o menor consumo da bateria e a autonomia.
A tecnologia Acorus é outra novidade, esta desenvolvida em parceria com a Michelin: segundo Neto ela permite aumentar o diâmetro das rodas de alumínio sem aumentar seu peso, com ganhos de resistência aos impactos. O presidente disse que a novidade está em processo de validação e deverá ter maior aplicação em automóveis mais caros. Ele informou que já possui clientes interessados e logo estará no Brasil e nos demais mercados.
Para o segmento comercial a Maxion Wheels tem focado seus esforços em melhorar o visual das rodas de aço. Uma das alternativas encontradas foi o uso de calotas: "Também estamos trabalhando em uma nova versão para esse segmento, mais leve e com novo desenho".
A Maxion Wheels também aproveitou 2020 para olhar para outros segmentos e ganhar mercado, caso da linha de rodas com treze modelos que é dedicada a trailers, motorhomes, veículos de recreação e de transporte de animais nos Estados Unidos. Zeferino Neto disse que esse é um segmento com bastante potencial para crescer nos próximos anos e que algumas dessas rodas serão produzidas na fábrica de Limeira, SP.
Para 2021 a sua expectativa é de crescimento da produção nacional, com a companhia acompanhando o ritmo do mercado, mas com olhar atento para o fornecimento de insumos, para o avanço da pandemia da covid-19 e para os seus possíveis impactos na economia e para a vacinação em massa da população.
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