São Paulo – Alguns meses depois de renovar a família XF a DAF apresentou na quinta-feira, 11, a renovação da linha de caminhões CF produzida em Ponta Grossa, PR, com novas opções no portfólio. Ao introduzir um rígido 8x2 a empresa aumenta a sua presença no mercado, entrando em um novo segmento, mesmo que na prateleira de cima.
São Paulo – Alguns meses depois de atualizar a família XF a DAF apresentou na quinta-feira, 11, a renovação da linha de caminhões CF produzida em Ponta Grossa, PR, com novas opções no portfólio. Ao introduzir um rígido 8×2 a empresa aumenta a sua presença no mercado, entrando em um novo segmento, mesmo que na prateleira de cima.
Foi o que garantiu seu diretor comercial, Luis Gambim: “Ampliaremos nossa presença e conquistaremos novos clientes em um novo segmento. Mas nosso posicionamento será sempre na faixa premium do mercado”.
A novidade CF FAC 8×2 é puxada pelo também inédito motor Paccar MX11, que alcança 410 cv nessa configuração. Fabricado também no Paraná é construído com ferro fundido vermicular e seu peso é 180 kg inferior ao do MX13, que equipa outros caminhões da empresa. Seu consumo, calcula a DAF, é 15% inferior ao da versão anterior, presente nos atuais CF.
A nova linha CF é formada ainda pelos rodoviários FT 4×2, FTS 6×2, também equipados com o motor MX11, e o fora-de-estrada FTT 6×4, este com o MX13 dos XF, dedicados às operações de cana e madeira. Os modelos ganharam novos chassi, conjunto mecânico, design e tecnologias de conforto e segurança, em projeto tocado em parceria com as engenharias da DAF no Brasil e na Holanda. Mudanças foram promovidas, também, na fábrica de Ponta Grossa, mas o investimento total não foi revelado: seu presidente, Lance Walters, resumiu em “centenas de milhões de reais”.
Todos os modelos têm opção das cabines Sleeper, que oferece cama ao motorista, e Space Cab, com 2 m 23 de altura interna. Existem diferentes opções de revestimentos de paredes, colchão e cortina e o ar-condicionado dentro da cabine é inteligente, que prioriza conforto e economia de combustível.
Os caminhões CF chegam às concessionárias em maio, ainda para demonstração aos clientes. Sua produção e chegada efetiva ao mercado estão agendados para o segundo semestre.