São Paulo — Anos atrás a Mercedes-Benz inseriu suas linhas de produção no contexto da indústria 4.0 para elevar o seu patamar e atender à demanda por veículos mais modernos. Desta vez, no contexto da pandemia, houve a necessidade de fazer o mesmo na área de serviços. Na quarta-feira, 14, a empresa apresentou ao mercado, via internet, uma oferta de serviços digitais maior do que aquela que tinha no ano passado, quando a grande novidade era o início das atividades de um showroom virtual, pois a aplicação de lockdown em 2020 levou as montadoras a apostarem nas vendas online.
Neste pacote constam sistemas de gerenciamento de frota, de segurança, manutenção e ferramentas digitais. De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing, o desempenho comercial do showroom, lançado no ano passado, pavimentou o caminho para que a empresa pudesse expandir sua operação via rede de dados.
"Já vendemos mais de 3 mil caminhões na loja virtual", disse o executivo durante a apresentação. O volume, considerando o patamar de licenciamento aferido pela Anfavea, com os dados do Renavam, é um pouco maior do que aquele licenciado pela M-B em março, por exemplo, quando foram emplacadas cerca de 2,6 mil unidades.
Outro fator que tornou possível a oferta maior de serviços digitais foi o aumento do número de veículos conectados na forta circulante M-B. Em 2020 eram 11,5 mil os veículos em operação no País gerando e transmitindo dados para os frotistas em tempo real, um volume que representa aumento de 20% sobre o volume conectado em 2019.
É por meio da conexão que a montadora opera os serviços de manutenção preventiva e preditiva, o Mercedes-Benz Uptime. Lançado na Fenatran de 2019, junto com o modelo pesado Actros, o serviço hoje mantém ativo 1 mil caminhões sob contrato de serviço.
Também é por meio da rede de dados que a empresa oferta o serviço de gestão de frota Fleetboard. Até março, de acordo com dados da empresa, estão ativos no serviço mais de 1,2 mil caminhões e as vendas no trimestre, na comparação com aquelas realizadas em igual período no ano passado, cresceram 11%.
Foi agregado ao sistema de gestão uma nova ferramenta de segurança para veiculos e cargas, fruto de parceria com a Sascar, subsidiária do Grupo Michelin: "Agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de vinte anos e é líder deste setor na América Latina”.
A empresa também iniciou a aplicação de ferramentas de realidade aumentada em parte da rede de concessionários. Utilizam óculos 3D na operação de reparo quinze lojas, e há a possibilidade de que mais cinco incorporem sua aplicação até dezembro.
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