São Paulo – Após dez meses de projeto piloto em quarenta concessionárias do Estado de São Paulo o VW Sign & Drive, serviço de carro por assinatura da Volkswagen em parceria com seu braço financeiro, VW Financial Services, e com a Assobrav, que representa a rede, será expandido para todo o Brasil. Todas as 470 concessionárias passam a partir da terça-feira, 31, a oferecer o produto, que traz em seu portfólio dois SUVs, o T-Cross e o Taos.
Desde novembro foram assinados 1 mil contratos no projeto piloto, segundo o vice-presidente de vendas e marketing, Roger Corassa. Ele não quis divulgar, porém, os volumes esperados agora que o serviço estará em todo o País. “O volume está muito ligado à demanda do cliente. Reservamos um primeiro lote e temos potencial para ampliar, se fizer muito sucesso. A ideia é abastecer todos os canais de venda”.
Corassa tomou o cuidado de esclarecer que os volumes do Sign & Drive não concorrem com os do varejo, que convive com falta de modelos por causa da crise de abastecimento de semicondutores na indústria. Tanto que o Nivus, outro modelo candidato a integrar o portfólio do serviço, ficou de fora.
“Temos fila de espera grande pelo Nivus e não seria justo com esses consumidores que estão aguardando direcionarmos algum volume para este canal”.
Os contratos de assinatura variam dos planos de doze, dezoito e 24 meses, com franquia de 1 mil, 1,8 mil e 2,5 mil quilômetros/mês. Os preços oscilam de R$ 2 mil 439/mês a R$ 4 mil 79, dependendo do modelo, prazo e franquia, e incluem documentação, manutenção preventiva, seguro, rastreador e serviço de gestão de multas. Toda a contratação pode ser feita online mas a retirada, após 45 dias, será em uma concessionária.
A rede é remunerada em todas as etapas, de acordo com o diretor geral da VW Financial Services, Rodrigo Capuruço: “Eles recebem uma comissão por contrato assinado, pelos serviços de manutenção e, após o fim dos contratos, os modelos retornarão ao mercado como seminovos negociados nas concessionárias”.
O vice-presidente Corassa estima que o mercado de serviços de assinatura, no Brasil, esteja na casa das 100 mil unidades, somando todos os carros oferecidos por montadoras, locadoras e outras empresas que concorrem no segmento. Ele acredita que, mais à frente, em torno de 5% a 10% das vendas da indústria possam ser feitas para empresas e/ou serviços que atendam a esses clientes que não desejam a propriedade e têm o automóvel como um serviço.
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