Mau desempenho da VW no início do ano colaborou para escalada da fabricante
São Paulo – Com cerca de 26 mil emplacamentos no primeiro bimestre, volume 13,8% inferior ao dos dois primeiros meses de 2021, a Hyundai assumiu a terceira posição do ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves, superando a Volkswagen. Prejudicada pela escassez de componentes, que obrigou à paralisação das linhas de suas fábricas locais, as vendas da Volkswagen caíram 53,9%, o pior desempenho das dez primeiras do ranking.
Não foi a única alteração no Top 10, que voltou a ter a Caoa Chery como uma de suas figurantes, na décima posição. A marca superou a Nissan, que caiu para a décima-primeira posição ao fim do primeiro bimestre. Como em janeiro a Peugeot ficou na nona posição.
A liderança do mercado segue com a Fiat, com 49,7 mil emplacamentos, ou 21% do total vendido no primeiro bimestre. Suas vendas caíram 22,8%, menos do que as da Chevrolet, da General Motors, que mesmo com 40,8% de recuo ocupou a segunda posição, com 30,5 mil unidades comercializadas.
Apenas três marcas registraram resultado positivo na comparação dos dois primeiros bimestres: Toyota, quinta colocada, Peugeot e Caoa Chery.