Utilitário multiuso Volkswagen ID.Buzz é baseado na plataforma MEB
São Paulo – A Volkswagen apresentou, em transmissão pela internet direto de Hannover, Alemanha, o ID.Buzz, sua linha de utilitários multiuso montada sobre plataforma elétrica MEB. O modelo é inspirado, segundo a própria companhia, na primeira geração da icônica Kombi, que deixou as linhas de montagem, no Brasil, na década passada.
Como a T1, nome interno dado à primeira Kombi, o ID-Buzz não prima pela beleza exterior, embora alguns vejam neles um certo charme: como explica a companhia, o objetivo é o design seguir a função. A preocupação dos engenheiros e dos designers foi dotar o utilitário de atributos que o destaquem naquilo que o seu consumidor deseja, que é o transporte de cargas ou de passageiros.
O ID.Buzz apresentado tem 4,71n de comprimento e 2,98m de distância entreeixos. São duas versões, por ora: a convencional, com duas fileiras de bancos, a segunda rebatível e capacidade para transportar até cinco passageiros. Ou o ID.Buzz Cargo, com apenas uma fileira com três bancos, o motorista e mais dois, e divisória que separa o espaço de carga. Segundo a VW novas configurações com seis e sete lugares e maior distância entreeixos chegarão no médio prazo.
As unidades europeias serão equipadas com bateria de 77 kWh, que alimenta um motor elétrico de 204 cv. A bateria pode ser recarregada até 80% em 30 minutos, mas a Volkswagen não divulgou a autonomia do modelo.
A pré-venda será iniciada em março, com as primeiras unidades entregues em setembro. O ID.Buzz será produzido em Hannover e terá maior verticalização: a divisão VW Grupo Components entregará motor elétrico, sistema de bateria e os eixos, este último pela primeira vez. Cerca de 40% do custo total do ID.Buzz, ou 10% a mais do que os convencionais, serão fornecidos internamente.