São Paulo — A demanda por mais componentes nacionais está em alta no setor automotivo e os fornecedores estão trabalhando para avançar na nacionalização, de acordo com Alexandre Abage, presidente do Grupo ABG, e Gastón Diaz Perez, presidente da Bosch, que participaram do terceiro dia do Seminário AutoData Megatendências 2022, realizado na quarta-feira, 16.
Os executivos acreditam, também, que o avanço da nacionalização trará novas oportunidades de exportação.
O Grupo ABG está trabalhando em uma série de itens que eram importados, incluindo alguns ex-tarifário por não ter um similar fabricado no Brasil, que serão produzidos localmente em breve:
“São componentes de alumínio em alta pressão e em baixa pressão, estampados e trilhos. Existe um trabalho forte da nossa parte por nacionalização, assim como por parte das montadoras”.
No caso da Bosch houve, em 2021, um projeto de nacionalização da produção de bicos injetores para motores diesel Euro 6, que era realizada nos Estados Unidos, para atender à demanda local e às exportações. A expectativa é de que esse movimento siga adiante nos próximos anos, influenciado pelo avanço da eletrificação nos Estados Unidos e na Europa, com algumas peças perdendo volume nessas regiões, segundo seu presidente:
“Com as novas tecnologias entrando primeiro nesses mercados algumas linhas terão volumes menores, gerando a oportunidade de transferir para o Brasil. Esse caso também envolve a produção para atender ao mercado local e aos volumes de exportação”.
Até 2025 a meta da Bosch é produzir localmente mais de 50% dos componentes que oferta no Brasil, índice que atualmente é de 47%. Para atingir esse avanço Perez lembrou que seus fornecedores precisarão ser competitivos, assim como a própria companhia, que investe para fortalecer toda sua cadeia.
O Grupo ABG tem trabalhado junto às montadoras para conquistar contratos de exportação para as matrizes e subsidiárias. Abage disse que também está na mesa um plano de internacionalização da companhia, buscando oportunidades em outros países para estar sempre próxima de seus clientes.