São Paulo – Conforme anteciparam Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, e José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, aos participantes do Seminário AutoData Megatendências 2022 o mercado brasileiro de veículos dá sinais de reação em março. Nos primeiros onze dias úteis foram comercializados 73,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, fechando a quinzena em alta de 14% com relação ao mesmo período de fevereiro.
Os dados, preliminares do Renavam e obtidos pela Agência AutoData, computam os licenciamentos até a quarta-feira, 16. A média diária continua baixa: 6,7 mil emplacamentos/dia. A primeira quinzena de março de 2021 fechou com 8,5 mil licenciamentos diários, em média, o que representa uma queda de 21%.
Fonte ligada ao varejo disse à reportagem que muitos dos emplacamentos da primeira metade do mês representam vendas a locadoras. O varejo, segundo ele, passa por desaquecimento – de consumidores e de carros, reflexo ainda da crise de abastecimento que afeta as montadoras.
A expectativa dos varejistas é fechar o mês com cerca de 160 mil emplacamentos, o melhor resultado mensal para 2022 mas ainda bem abaixo das 189,4 mil unidades comercializadas em março do ano passado.
O Hyundai HB20 foi o modelo mais vendido na primeira quinzena, com 3,9 mil emplacamentos. Completam o pódio o Fiat Mobi, 3,8 mil, e o Chevrolet Onix, 3,5 mil.