Na contramão das rivais fechou período com avanço de 22% nas vendas com relação a 2021
São Paulo – O ainda bagunçado mercado brasileiro de veículos, com distorções provocadas pela crise de fornecimento de peças, em especial semicondutores, que provocam paralisações em fábricas, fechou o primeiro trimestre com uma novidade no pódio: a Toyota, uma das duas marcas dentre as dez mais vendidas a apresentar crescimento sobre o janeiro a março de 2021, ficou na terceira posição.
Superou Volkswagen, que tradicionalmente ocupa o pódio junto a Fiat e a Chevrolet, que lá permaneceram ao fim do trimestre, e a Hyundai, que foi dona desta posição no primeiro bimestre. O desempenho é impulsionado pelos bons volumes conquistados pelo Corolla Cross, seu modelo mais vendido, a picape Hilux e o sedã Corolla.
Além da Toyota apenas a Peugeot, décima do ranking, apresentou crescimento no trimestre: suas vendas dobraram, puxada pelo hatch 208. Ainda assim perdeu uma posição na comparação com o fechamento do primeiro bimestre, superada pela Nissan, que retornou à nona posição.
A Caoa Chery segue fora do Top 10, mas na décima-primeira posição e seguindo, de perto, a Peugeot – a diferença foi de cerca de 250 emplacamentos.