Foram as duas únicas marcas a apresentarem crescimento de janeiro a abril
São Paulo – Oito das dez primeiras colocadas do ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves registraram retração nas vendas durante o primeiro quadrimestre do ano, na comparação com janeiro a abril do ano passado, em linha com o mercado em baixa de 23% no período. Apenas a terceira colocada, Toyota, e a Caoa Chery, décima, destoaram e apresentaram crescimento.
Com a alta nas vendas de janeiro a abril a Toyota ganhou duas posições na comparação com 2021, somando 58,9 mil emplacamentos e alta de 26%. Deixou para trás Hyundai, Volkswagen e Jeep para subir no pódio.
A Volkswagen foi a que mais perdeu no período, atingida em cheio pela crise dos semicondutores: 58,5% de queda, com 47,1 mil unidades vendidas. Foram mais de 60 mil unidades de diferença em quatro meses – e a tendência é a situação prosseguir, pois há menos produção em São José dos Pinhais, PR, e em São Bernardo do Campo, SP, esperada para este mês.
Na liderança segue a Fiat, confortável, com mais de 40 mil veículos de distância da Chevrolet, vice-líder. Um em cada cinco veículos leves vendidos no primeiro quadrimestre de 2022 foram Fiat.
A Caoa Chery reassumiu a décima posição do ranking, com 12,9 mil unidades vendidas e 43,7% de crescimento no período. Resta saber como será o desempenho da empresa no mercado nos próximos meses, pois o Tiggo 3X, um de seus modelos mais vendidos, saiu de linha.