São Paulo – A Volkswagen protocolou junto ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC carta que abre a possibilidade de colocar, mais uma vez, 3 mil trabalhadores da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, em férias coletivas por falta de peças e componentes. A parada seria de 27 de junho a 7 de julho, de acordo com o sindicato.
Caso a empresa realmente decida seguir com o pedido de férias será a terceira vez, este ano, que a empresa apelará para o recurso férias para equalizar a produção com a disponibilidade de peças. Cerca de 2,5 mil trabalhadores retornaram das últimas férias em 28 de maio, menos de um mês antes da próxima data especulada.
Como há acordo de longo prazo da empresa com o sindicato a possibilidade de demissões está, ao menos por enquanto, afastada. Ao todo são 4,5 mil trabalhadores na área de produção da fábrica.
Em recente entrevista o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que espera melhora no abastecimento de semicondutores, o principal responsável por várias dessas paradas, a partir do segundo semestre. Lamentou, porém, que existem outros itens com dificuldades de abastecimento, caso de borrachas, pneus e outros itens, afetados pela guerra na Ucrânia.