São Paulo – O fechamento do primeiro semestre com desempenho de vendas abaixo da expectativa do fim do ano passado, início deste ano, fez com que os fabricantes de automóveis e comerciais leves revisassem suas metas e planejamento para o ano. No primeiro dia do Seminário AutoData Revisão das Perspectivas 2022 Mauro Correia, presidente da Caoa Chery, e Rodrigo Fiocco, diretor de marketing de produto da General Motors América do Sul, afirmaram que, na melhor das hipóteses destas novas projeções, o mercado de veículos brasileiro empatará com o volume de 2021.
Ano passado foram emplacados 2,1 milhões de veículos, dos quais 1 milhão 975 mil do segmento leve. Fiocco disse que, no início do ano, a GM apostava em mercado total de 2,2 milhões a 2,6 milhões de unidades. “Estamos corrigindo as estimativas para a parte inferior da faixa prevista”.
Correia tem perspectivas ainda piores, com vendas de 1,8 milhão a 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves. “O mercado não crescerá. Nós, da Caoa Chery, seguimos no esforço de manter nossa meta de 60 mil unidades, um crescimento de 50% sobre o ano passado, mas será muito difícil”.
Pesa contra, segundo analisaram os executivos, a disparada na taxa de juros e a inflação, que começa a assustar os consumidores, além da falta de componentes nas linhas de montagem. Embora a inflação elevada seja um fenômeno global seu impacto é maior no Brasil, segundo Correia, “que ainda é uma economia emergente”.
A favor Fiocco destaca as vendas represadas ainda do ano passado, em especial na sua GM que ficou quatro meses sem produzir o Chevrolet Onix em 2021 por causa da crise dos semicondutores. Neste ano novas interrupções foram feitas e ainda há fila de espera para seu modelo de entrada e o SUV Tracker. “Nossa prioridade é atender o consumidor que está esperando. Sabemos que há também demanda represada nas locadoras e no segundo semestre tentaremos, de forma equilibrada, atendê-los também”.
A despeito do desempenho do mercado ambas as empresas divulgaram recentemente seus planos para a eletrificação no País, embora ainda com volumes tímidos no primeiro momento. A GM lançará quatro modelos, todos 100% elétricos: o Bolt EV, o Bolt EUV, versão SUV do elétrico, a Blazer EV e o Equinox EV. A Caoa Chery terá os híbridos Tiggo 5x PRO e Tiggo 7 PRO, produzidos em Anápolis, GO, o elétrico iCar e o híbrido plug-in Tiggo 8 PRO, todos importados.
Correia celebrou os primeiros resultados da ofensiva eletrificada: “Recebemos em pouco mais de um mês mais de 1,5 mil encomendas, das quais 1 mil só do Tiggo 8”.