Mudanças visuais no HB20 são as que mais chamam a atenção, mas há também novidades tecnológicas
Campinas, SP – Pouco menos de três anos depois de evoluir a geração do seu HB20, movimento que deu a liderança de mercado ao hatch no segmento de automóveis, a Hyundai mexe, mais uma vez, no visual da família, hoje composta pelo hatch HB20 e pelo sedã HB20S – o HB20X, com pegada aventureira, foi descontinuado. A controversa grade dianteira deu lugar a uma nova, com uma linha no meio do hexágono que, internamente, manteve o formato de colmeia. São novos também o para-choque, o capô, a luz diurna e os faróis, assim como a tampa do porta-malas, faróis e para-choque da parte traseira, que recebeu uma linha em LED que vai de uma lanterna a outra na tampa do porta-malas, gerando uma assinatura visual distinta.
A Hyundai diz ter investido R$ 200 milhões na fábrica para a atualização do modelo. O tapa no visual veio acompanhado de um recheio maior de tecnologias, sobretudo as de assistência à direção que tornam a versão Platinum, topo de linha, competitiva diante de hatches em nível superior do mercado, como o Toyota Yaris e o Honda City. Competem em preço mas não em porte, que nos rivais é acima, e nem em tecnologia, quesito no qual o HB20 supera na oferta.
O planejamento da Hyundai é atacar a base do mercado, de onde vem seu maior volume de vendas com a versão Sense, dona de motor 1.0 aspirado de 80 cv e transmissão manual, por R$ 76 mil 690, e o topo do segmento, ampliando os volumes da versão Platinum Plus com o motor TGDI 1.0 e câmbio automático e preço na faixa dos R$ 114 mil 390. As outras versões competem com a linha Onix e Argo, especialmente.
“Subimos a régua”, disse Gerardo Carmona, vice-presidente de operações comerciais nas Américas Central e do Sul. “Estamos introduzindo tecnologias inovadoras no segmento”, disse, sem esconder a pretensão de manter a liderança dentre os carros de passeio no Brasil.
A ele cabe também a missão de expandir a distribuição do HB20 na região, hoje exportado para Colômbia, Paraguai e Uruguai. À Argentina, devido ao acordo comercial bilateral que exige intercâmbio com o Brasil, não há solução, pois a Hyundai não possui operações produtivas no país. Mas há possibilidades no Chile e no México, embora limitadas justamente pela capacidade de Piracicaba, SP, onde o modelo é produzido: como o Brasil consome boa parte da produção apenas fatia tímida, cerca de 5%, é enviada ao Exterior.
Tecnologia – As tecnologias inovadoras às quais Carmona se referiu são as de assistência à condução, especialmente, embora itens de conforto e entretenimento também sejam destaque. O novo HB20 traz, em sua versão topo de linha, sistemas ADAS como alerta de ponto cego, farol alto adaptativo, centralização e permanência de faixa, detector de perigo, alerta de saída segura e a frenagem autônoma, presente desde a última atualização, passou a identificar também ciclistas, além de veículos e pedestres.
Na prática ao ativar o piloto automático, agora de série em toda a gama, o condutor do HB20 tem, com todas as tecnologias, um carro semiautônomo: pode manter a velocidade, se manter na faixa e frear, por exemplo, sem a interferência do motorista.
A Hyundai dotou seu HB20 também da chave inteligente, que permite dar partida no motor a distância, manobra útil para, por exemplo, climatizar o carro antes de o condutor chegar. Destaque também para o painel colorido digital presente a partir da versão Platinum.
O Bluelink, sistema de conectividade Hyundai, ganhou novas funções e sua gratuidade foi expandida para três anos: “Temos 70 mil clientes com o Bluelink ativado. Mais de 90% dos carros vendidos com o sistema têm ele ativo”.
A versão hatch do HB20 remodelado já começou a ser produzida na fábrica de Piracicaba, que segue em três turnos, e no começo de agosto deverá começar a chegar às concessionárias. O sedã demora um pouco mais: a projeção é que chegue nas revendas de setembro a outubro. Os preços do HB20S serão divulgados mais próximo ao lançamento.
Preços e versões
HB20 Sense 1.0 MT – R$ 76 mil 690 HB20 Comfort 1.0 MT – R$ 79 mil 990 HB20 Limited 1.0 MT – R$ 85 mil 490 HB20 Comfort 1.0 TGDI MT – R$ 93 mil 790 HB20 Comfort 1.0 TGDI AT – R$ 99 mil 390 HB20 Platinum 1.0 TDGI AT – R$ 105 mil 390 HB20 Platinum Plus 1.0 TGDI AT – R$ 114 mil 390