AMG EQS 53 4MATIQ+ e sua hipertela estão disponíveis por R$ 1,4 milhão
São Paulo – Demorou um pouco, mais de um ano, mas a Mercedes-Benz enfim ampliou seu portfólio 100% elétrico com o AMG EQS 53 4MATIQ+. Ele já está disponível nas treze concessionárias EQ, a sigla que distingue os elétricos da marca, por R$ 1 milhão 350 mil 990 em sua versão inicial – não dá para dizer que é básica diante de tantas funcionalidades e tecnologias que apresenta.
Outros elétricos desembarcarão no mercado brasileiro: até o fim do ano estão previstos, ao menos, os SUVs EQB e o EQA, segundo o presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil, Carlos Garcia. “Quem sabe não conseguimos apresentar mais algumas novidades”.
Os passos da Mercedes-Benz rumo à eletrificação no Brasil estão mais lentos se comparados aos das suas principais concorrentes, Audi e BMW, que possuem mais modelos, há mais tempo, e investem em estrutura pública de recarga, com carregadores espalhados por rodovias e centros comerciais.
Agora a ideia é acelerar um pouco, ainda sem grandes saltos, apesar do discurso de Garcia de que “a eletrificação já é parte do nosso presente”. Do primeiro modelo elétrico, o EQC 400 4MATIC, foram vendidas trinta unidades nos quase dois anos de mercado. Apenas um quarto das 51 concessionárias no País, espalhadas em oito cidades, vendem e fazem a manutenção dos 100% elétricos: São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Belo Horizonte, MG, Vitória, ES, Curitiba, PR, Florianópolis, SC, Porto Alegre, RS, e Brasília, DF.
O segundo ponto, a estrutura de recarga não faz, ainda, parte dos planos da empresa sediada em Stuttgart, Alemanha: a intenção é instalar pontos na casa do cliente. Por isso seus dois modelos são vendidos junto com uma wallbox fornecida pela Enel, sua parceira, que ainda dá um ano grátis de recarga por meio do aparelho.
O carro – Garcia não arrisca projetar volume de vendas para o EQS 53 4MATIQ+ que, pelo seu preço, é acessível para poucos. “Vamos pegar o público mais antenado, os early adopters”, disse, acrescentando que muitos clientes já entraram em contato com as concessionárias demonstrando interesse e alguns já fecharam acordo para compra.
Empurrado por dois motores elétricos que, juntos, geram até 658cv, o sedã de luxo possui bateria com autonomia de até 580 quilômetros segundo o chefe de automóveis da M-B, Evandro Bastos. Mas o que mais chama atenção é o seu painel formado por uma tela que se divide em três, do conceito MBUX: uma à frente do motorista, uma central e uma à frente do passageiro, que literalmente pode operar como um copiloto, auxiliando nas ferramentas de navegação e até escolhendo sons distintos do resto do carro, acessível por meio de fones bluetooth.
Esta hipertela, como chamou a empresa, é composta por dois monitores de 12,8 polegadas e o central de 17,7 polegadas e tem desempenho de computador: processador 8 Core, 24GB de RAM e tecnologia touch. A sensação ao sentar, seja do lado do motorista ou do passageiro, é de estar operando uma espaçonave.
Os interessados deverão esperar de três a seis meses para receber seu carro, importado de Sindelfingen, próximo a Stuttgart. Existem mais de 33 opcionais de personalização: o cliente pode montar seu modelo na internet. Em uma delas, com um pacote de mais desempenho, é possível alcançar até 761 cv.