São Paulo – O chassi elétrico BZL é uma das duas novidades que a Volvo trouxe para seu estande na Lat.Bus, feira dedicada ao setor de ônibus. Já vendido na Europa, está em fase de homologação no Brasil e tem um exemplar exposto na feira.
Segundo Paulo Arabian, diretor de vendas da Volvo, o lançamento deverá ocorrer em algum momento de 2023, pois não há tempo para que todo o processo de homologação e de tropicalização seja realizado até dezembro. Há expectativa, também, de que as vendas comecem primeiro em outros países da região, que já estão mais avançados, caso do Chile e Colômbia, para depois a Volvo emplacar as primeiras unidades elétricas no Brasil.
Inicialmente a montadora importará da Europa o BZL para encarroçar no Brasil e atender às demandas locais e de exportação para a América Latina. O segundo passo será a nacionalização, mas para isto as vendas precisam ganhar volume.
O veículo pode ser equipado com três, quatro e cinco baterias, dependendo da demanda do operador. Com três baterias sua autonomia é de 300 quilômetros, que aumenta 100 quilômetros, em média, com cada bateria adicional.
O chassi rodoviário B510R Euro 6 foi a segunda novidade apresentada durante o evento: seu destaque é o consumo anunciado, 9% menor do que o seu antecessor Euro 5. Este modelo será ofertado em quatro versões, com configurações 4×2, 6×2 e 8×2.