São Paulo – Fabricantes de veículos premium têm como aposta para os próximos anos ampliar, paulatinamente, a oferta de modelos eletrificados em seus portfólios, principalmente os movidos totalmente a bateria. Foi o que afirmaram os presidentes da Audi, Daniel Rojas, e da BMW, Aksel Krieger, durante o quarto dia do Congresso Perspectivas 2023, realizado de forma digital pela AutoData Editora, até sexta-feira, 28.
No caso da Audi, que em junho retomou sua produção parcial em São José dos Pinhais, PR, com os modelos Q3 e Q3 Sportback, por meio de SKD, são ofertados ao mercado brasileiro quatro modelos elétricos, que já representam 10% das vendas totais.
“Estamos muito entusiasmados. Lançamos os elétricos no Brasil em 2020 e ainda tínhamos algumas dúvidas sobre como seria o comportamento dos clientes, que hoje sabemos que têm experiência muito boa, tanto que alguns já estão na segunda compra. Então vamos continuar lançando novos modelos nos próximos anos”, disse Rojas.
O presidente da Audi disse esperar que, para este ano, os elétricos cresçam mais de 300%, ultrapassando 9 mil unidades. Ele afirmou ainda que 24% do segmento premium é composto por carros híbridos.
A BMW também segue com aposta forte nos modelos a bateria, tanto que até 2025 90% da linha terá um totalmente elétrico. Hoje a maioria é híbrida, mas já há cinco modelos 100% elétricos no portfólio, destacou Krieger. “Atualmente, quase 20% do mix da BMW é de híbridos e elétricos. A marca Mini já tem 50% de participação de híbridos.”
Para o presidente da BMW, que a partir de 1º de dezembro segue para novo desafio à frente da vice-presidência regional da BMW América do Norte para o Leste, quanto mais marcas fomentarem essa tecnologia, maior serão plataforma e infraestrutura disponíveis. “Convido as outras montadoras entrarem no mesmo barco que nós e a também acelerarem a eletrificação.”
Krieger lembrou aporte de R$ 500 milhões que integra a nacionalização da Série 3 e do X1, que começará a ser produzido em Araquari, SC, no início do ano que vem. Junto com o X3 e X4, quatro carros serão fabricados no Brasil.
Infraestrutura – Até o início de 2023 a Audi instalará carregadores de 105 kW, que faz a recarga em vinte minutos, em todas as concessionárias da marca, fruto de investimento de R$ 20 milhões. Nos últimos dois anos cerca de R$ 30 milhões foram aportados em postos de recarga elétrica no País. E em setembro foi instalado carregador de 350 kW público, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, SP.
A BMW já entregou quase dez mil carregadores a seus clientes. E a marca oferece, por meio de seu aplicativo, rota de carregadores disponíveis com base em cidades em que os clientes costumam passar finais de semana, onde possuem seus escritórios e locais de interesse.
“Por exemplo, se quiserem ir para o campo e visitar restaurante ou hotel, dentro do nosso aplicativo, no futuro, haverá a opção de ter os hotéis com carregadores mapeados, para que possam usufruir por algumas horas e já voltarem com o carro recarregado.”