Caminhão é dotado de muita tecnologia e eleva o portfólio da Iveco no mercado brasileiro
Belo Horizonte, MG – Para brigar com mais vigor no mais disputado, e volumoso, segmento do mercado brasileiro de caminhões a Iveco investiu bastante no desenvolvimento de um novo produto, que tivesse condições de encarar de igual para igual os seus principais concorrentes. O nível do portfólio subiu com o S-Way, o grande destaque do seu estande na Fenatran e que foi apresentado a clientes, fornecedores e jornalistas em Belo Horizonte, MG, na noite da quinta-feira, 3.
Em três anos mais de 450 pessoas se debruçaram sobre o projeto, que consumiu mais de 1 milhão de horas totais de desenvolvimento, gerou setenta protótipos e passou por 450 testes diferentes. Já apto a atender às normas P8 do Proconve, equivalente ao Euro 6, o S-Way rodou mais de 2,5 milhões de quilômetros em diversas aplicações antes que fosse, enfim, produzido em série na fábrica de Sete Lagoas, MG.
“Ele foi três vezes mais testado do que o usual”, afirmou Bernardo Brandão, diretor de marketing e portfólio de produto da Iveco para a América Latina. “Conseguimos, com os sistemas, reduzir em 15% o consumo de diesel.”
Não ficou claro se o S-Way substituirá o Hi-Way e o Hi-Road – a resposta virá na Fenatran, quando a Iveco apresentará seu novo portfólio Euro 6. De toda forma ele possui mais recheio que os outros dois pesados e está posicionado um degrau acima no catálogo. São duas opções de cabine, com 2,3 m e 2,5 m de largura, com bancos e camas mais confortáveis e inúmeros porta-objetos. De série oferece o sistema multimídia com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado digital.
A Iveco não economizou também no pacote de segurança, dando ao caminhão sistemas como assistente de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, mais avançado, que identifica até a velocidade do veículo à frente nas curvas e reduz a velocidade para acompanhá-lo.
O motor é o inédito FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT adequado ao Euro 6, produzido em Córdoba, Argentina. No S-Way ele pode oferecer 470 cv ou 540 cv acoplado à transmissão ZF TraXon de segunda geração. Para atender ao P8 foi dotado do sistema de pós-tratamento Hi-eSCR, patente da FPT Industrial: ele faz a conversão do NOx em nitrogênio e água sem precisar do sistema EGR, com ureia.
A rede Iveco oferece mais de 25 acessórios para customização que proporcionam mais de 1 mil combinações diferentes do S-Way. Também será vendido com pacotes de telemetria e manutenção customizáveis.
O S-Way concorre no segmento que representa cerca de 40% do mercado brasileiro, com 67 mil caminhões comercializados no ano passado. É um segmento no qual a Iveco ainda não está bem consolidada: dos dez pesados mais vendidos no País nenhum é seu.