São Paulo — A Ford faz sua reentrada na Fenatran este ano com sua divisão de veículos comerciais e a linha de vans Transit, que há um ano começou a ser montada nas instalações da Nordex, no Uruguai. A marca, agora uma importadora no Brasil, participou da feira pela última vez em 2017, antes de anunciar, em 2019, sua saída do mercado de caminhões e o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, SP.
A empresa parece feliz com a escolha que fez, ao focar seus esforços no mercado de veículos comerciais leves. Segundo Rogelio Golfarb, vice-presidente da empresa na América do Sul, “o segmento de vans é fundamental para a Ford, que é líder deste segmento com a Transit na Europa e nos Estados Unidos, e agora também faz parte de nossa estratégia no Brasil”.
Golfarb destacou que a versão de passageiros da van, lançada há um ano, já tem 12% de participação nas vendas do segmento no Brasil, enquanto o furgão de carga, nas concessionárias desde maio, tem 4% de market share.
“Estamos contentes com os resultados mas não estamos totalmente satisfeitos, porque vemos potencial para crescer mais”, afirma o executivo. “Por isso vamos ampliar a linha. Em 2023 vamos lançar a versão chassi-cabine da Transit, assim vamos participar de um mercado que representa 40% das vendas de vans no País, onde hoje ainda não estamos.”
Já no primeiro semestre serão lançadas as opções da Transit com câmbio automático, “que contribui para reduzir o custo operacional dos clientes porque reduz as variações de acelerações”, diz Golfarb. “As novidades que estamos mostrando e vamos lançar em 2023 serão fundamentais para nosso crescimento.”
Golfarb afirma que a demanda pela Transit no Brasil tem sido bastante variada: “Temos clientes particulares, pequenos e grandes frotistas, o que demonstra que conseguimos atingir uma grande parte do mercado, garante crescimento sustentável”.
Transit elétrica – Também está no estande da Ford na Fenatran – de 7 a 11 de novembro no SP Expo – a e-Transit, versão elétrica do modelo, lançada recentemente na Europa e nos Estados Unidos. O modelo já está em testes com alguns clientes no Brasil e, em princípio, as vendas vão começar em 2023 direcionadas exclusivamente a grandes frotistas.
“Com a Transit elétrica temos de ir mais devagar. Primeiro vamos oferecer para grandes frotistas que têm mais estrutura, para entender quais são as necessidades e soluções que precisamos oferecer junto com o veículo, como equipamentos de recarga”, diz Golfarb.