São Paulo – A FPT apresentou o seu motor XC13, baseado no conceito Cursor X, apresentado na Fenatran em 2019, o primeiro multicombustível da companhia. Este motor é uma evolução do Cursor 13 e é movido a diesel, biometano, gás natural, hidrogênio e outros combustíveis renováveis.
Quando abastecido com diesel gera potência de até 600 cv, sendo 5% mais potente e com 14% a mais de torque do que o Cursor 13. Este motor, de acordo com a FPT, já está pronto para atender às normas de emissões Euro 7, que entrará em vigor primeiro na Europa.
Quando abastecido com gás o XC13 pode gerar até 520 cv de potência, sendo 80 quilos mais leve do que o motor movido a gás atual da companhia. Quando comparado com um motor só a diesel ele é 100 quilos mais leve, oferecendo também o melhor freio motor do segmento, segundo a FPT.
Na Fenatran a FPT também anunciou sua linha completa de motores remanufaturados, que atenderão dos leves aos pesados. A intenção é oferecer soluções para todos os clientes, gerando uma boa relação custo-benefício, seguindo todas as especificações técnicas da empresa e com um ano de garantia.:
E, de acordo com Isabela Costa, diretora de vendas de peças e marketing para a América Latina, “também estamos trabalhando para oferecer uma linha específica de peças remanufaturadas, para proporcionar componentes de pós-vendas com preços mais acessíveis”.