São Paulo – A DAF esperou a Fenatran para lançar sua linha de caminhões com motor Euro 6, que atende às novas normas de emissões do Proconve P8. Os veículos poderão usar os motores MX-11, MX-13 e PX-7, dependendo do seu segmento, que têm promessa de economia de combustível de até 8%.
Os motores também emitem menor nível de ruídos e trabalham junto com um novo freio motor, o Paccar MX Engine Brake, considerado um dos mais potentes do mercado e de mais segurança para os caminhões.
O pesado XF utiliza motor MX-13, de 12,9 litros, com potência que varia de 480 cv a 530 cv, dependendo da configuração.
Alan Messias, diretor de desenvolvimento de produtos da DAF no Brasil, disse que os motores seguem o índice de nacionalização dos antigos, que atendiam ao Euro 5: “O índice de nacionalização dos novos motores está de 55% a 57%, todos produzidos na nossa fábrica nacional, em Ponta Grossa [PR]”.
O semipesado CF 2023 chega com o novo motor PX-7, mas também pode usar o MX-11 e MX-13, dependendo da versão e aplicação, com potências de 370 cv a 480 cv, acoplado ao câmbio manual ou à nova caixa de transmissão automatizada ZF de nove marchas, produzida em Limeira, SP. Diz a empresa que a nova caixa automatizada gera economia de combustível de até 6% para o CF.
Até outubro a DAF igualou o volume vendido em 2022 com o de todo o ano passado, e pretende encerrar o ano com 7,6 mil emplacamentos. Para o ano que vem a expectativa é de novo crescimento, puxado pelos novos caminhões Euro 6, investimentos realizados na fábrica para ampliar capacidade, novos mercados de exportação e maior capilaridade da rede de concessionárias, que já cobre todo o território nacional.