Marca começa a vender seu terceiro modelo 100% elétrico no País por R$ 260 mil
São Paulo – Ao menos até o fim de 2023 a atual geração do SUV compacto Peugeot 2008, lançada em 2019 na Europa, só será vendida por aqui em versão única com tração 100% elétrica, importada da França, que chega este mês em concessionárias selecionadas da marca por R$ 260 mil, bastante abaixo das apostas que convergiam para R$ 300 mil. O carro está sendo lançado com amplo pacote de serviços agregados e opção de assinatura: o plano mais barato, de 36 meses, sai por R$ 6 mil por mês, com documentação, IPVA e manutenções de rotina incluídos na mensalidade.
Enquanto o e-2008, como todos os carros elétricos, pode ser importado isento de pagar imposto de importação – de 35% sobre qualquer outro modelo a combustão – e aqui sofre tributação parecida com um hatch 1.0, a versão com motor térmico precisa ser desenvolvida para ser produzida localmente.
Assim a Peugeot vai aproveitar o benefício da isenção de alíquota de importação para complementar suas vendas com o e-2008 importado, enquanto sua engenharia adapta novo 2008 a combustão para a produção sul-americana, que segundo informações que circulam será transferida de Porto Real para a fábrica de El Palomar, na Argentina, onde dividirá a mesma plataforma CMP com o irmão menor hatch 208, produzido lá desde 2020.
O carro estaria sendo preparado para trocar o motor 1.2 turbo europeu e usar aqui o modelo 1.0 turboflex, de 130 cavalos, já utilizado no Fiat Pulse e fabricado em Betim, MG, desde 2021 pelo Grupo Stellantis, dono da Peugeot e outras treze marcas.
Felipe Daemon, vice-presidente responsável pelas operações da Peugeot na América do Sul, afirma que antes de introduzir o novo 2008 a combustão no Brasil vai explorar todo o potencial do modelo antigo produzido aqui, que passou por recente atualização: “Apresentamos o face-lift em junho, mas o carro chegou às concessionárias só em outubro e já quadruplicou as vendas. Então vamos trabalhar nas vendas do modelo renovado que temos agora”.
Plano elétrico, um bom negócio – Com o lançamento do terceiro Peugeot 100% elétrico e importado no mercado brasileiro – o e-2008 chega depois do hatch e-208 em 2021 e da van e-Expert este ano – Daemon garante que a marca será protagonista no plano de eletrificação do Grupo Stellantis, que prevê a participação de 20% dos carros elétricos no total de suas vendas na América do Sul até 2030. “Em 2023 vamos lançar mais dois elétricos e até 2024 vamos oferecer uma versão elétrica a bateria em todos os segmentos que atuamos.”
Parece ser um ótimo negócio para a fabricante. Para oferecer o e-2008 em valor considerado competitivo, de R$ 260 mil, a Peugeot reduziu substancialmente o preço de seu outro carro elétrico, o e-208 GT, que este mês caiu R$ 40 mil, de R$ 260 mil para R$ 220 mil. Desta forma acabou revelando a ampla margem que tem na venda de modelos elétricos por aqui.
Daemon afirma que a marca iria introduzir modelos elétricos mesmo que não houvesse a isenção tributária do imposto de importação: “Se algo mudar, se a tributação voltar a ser aplicada, vamos ter de adaptar os planos, mas não vamos interromper. A eletrificação é um compromisso da marca.”
A projeção da Peugeot é de continuação do crescimento das vendas de elétricos no Brasil. Os volumes são muito baixos, representam menos de 0,5% do total do mercado, mas este ano devem triplicar em relação a 2021, para cerca de 9 mil unidades, e crescer dez vezes até 2027, para 30 mil elétricos emplacados – o que apesar da forte aceleração seguirá sendo um volume insignificante, não mais que 1% das vendas. Ainda assim Daemon indica que a marca pretende aproveitar o máximo de terreno deste nicho.
Qualidades – O e-2008 é um carro bem ajustado, que mantém as boas qualidades presentes na maioria dos Peugeot, como design atraente, com identidade marcante — é um irmão menor do 3008 –, acabamentos externos e internos caprichados, quadro de instrumentos digital com projeção 3D, sistemas eletrônicos de assistência, que se combinam com o prazer de dirigir proporcionado pela tração elétrica, com silêncio na cabine, maciez na condução e pegada esportiva expressada pelo torque máximo e imediato de 260 Nm na mais leve pisada no acelerador, combinado com a frenagem regenerativa que, quando ativada em força máxima no botão B do console central, desacelera o carro rapidamente, quase que eliminando a necessidade de pisar no pedal de freio.
O SUV compacto elétrico da Peugeot não é tão potente quanto alguns carros elétricos que vem sendo apresentados, mas o motor de 136 cavalos, ou 100 kW, é suficiente para garantir o prazer de dirigir com alto torque e aceleração de 0 a 100 km/h 9,9 segundos, segundo medições da fabricante.
A velocidade máxima é limitada a 150 km/h para economizar energia do módulo de baterias de lítio de 50 kW/h, fornecido pela chinesa CATL, que confere autonomia de até 345 km, de acordo com a Peugeot. A recarga pode ser feita em 30 minutos em uma estação rápida de corrente contínua, ou cerca de 25 horas em um recarregador doméstico.
Assinatura e serviços – Acompanhando a intensificação de lançamentos de seus modelos elétricos no Brasil, a Peugeot construiu com empresas parceiras um amplo pacote de serviços que começam a ser oferecidos com a chegada do e-2008, a começar pela oferta de mobilidade como serviço, em substituição à posse do bem.
Com a Flua!, empresa do Grupo Stellantis criada para oferecer carros por assinatura, estão sendo oferecidos planos tradicionais de 12, 24 e 36 meses – o mais barato custa R$ 6 mil/mês – com franquias de 500, 1 mil, 2 mil e 3 mil quilômetros e cobrança de R$ 1,30 por quilômetro excedido. Com o e-2008 – e por enquanto somente ele – a Flua! também faz a estreia da assinatura de curto prazo, ao custo de R$ 400 por dia. Qualquer plano pode ser contratado por aplicativo ou diretamente na concessionária Peugeot.
O e-2008 também será oferecido no serviço de compartilhamento de veículos Flow, ao preço de R$ 1,20 por minuto de utilização do veículo. Inicialmente três carros serão colocados em estações da Flow localizadas em estacionamentos de supermercados St Marche na cidade de São Paulo.
O recarregador doméstico poderá ser comprado ou alugado nas concessionárias. A Peugeot também fechou parceria de recarga nas vagas semipúblicas da Zletric e nos estacionamentos dos supermercados St Marche.
A manutenção dos elétricos Peugeot pode ser feita nos onze e-Centers já em funcionamento nas concessionárias da marca – serão 35 até o fim de 2023. Estão inclusas no preço de aquisição do e-2008 cinco revisões programadas ao longo de 100 mil quilômetros de uso. As baterias têm garantia de oito anos.